Datas comemorativas de novembro

Datas comemorativas de novembro em destaque

Novembro é o único mês do ano que tem dois feriados nacionais fixos, dia 2 de novembro – Finados, e dia 15 de novembro – Proclamação da República.

Comemorações de cada um dos dias de novembro

1 de novembro: Dia de todos os santos e Dia mundial do veganismo

2 de novembro: Dia de finados e Dia internacional pelo fim da impunidade dos crimes contra jornalistas

3 de novembro: Dia da instituição do direito de voto da mulher

4 de novembro: Dia do oficial da reserva (R/2)

5 de novembro: Dia nacional da língua portuguesa, Dia da cultura e da ciência, Dia do designer gráfico, Dia do radioamador, Dia do protético, Dia do técnico em eletrônica, Dia do técnico agrícola e Dia de atenção mundial para tsunamis

6 de novembro: Dia nacional do amigo da Marinha do Brasil e Dia internacional para a prevenção da exploração do meio ambiente em tempos de guerra e conflito armado

7 de novembro: Dia do radialista

8 de novembro: Dia do radiologista e Dia mundial do urbanismo

9 de novembro: Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo, Dia nacional dos clubes esportivos sociais e Dia do hoteleiro

10 de novembro: Dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento, Dia nacional de prevenção e combate à surdez e Dia nacional do trigo

11 de novembro: Fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918

12 de novembro: Dia do diretor de escola, Dia nacional do inventor, Dia mundial do hip hop, Dia dos supermercados, Dia da indústria automobilística e Dia mundial da pneumonia

14 de novembro: Dia nacional da alfabetização, Dia do bandeirante e Dia mundial do diabetes

15 de novembro: Proclamação da República, Dia do esporte amador, Dia do joalheiro e Dia nacional da umbanda

16 de novembro: Dia internacional da tolerância, Dia nacional de atenção à dislexia, Dia nacional da Amazônia Azul, Dia nacional dos ostomizados e Dia do não fumar

17 de novembro: Dia da criatividade, Dia internacional dos estudantes, Dia mundial da prematuridade e Dia nacional de combate à tuberculose

18 de novembro: Dia nacional de combate ao racismo, Dia do conselheiro tutelar e Dia nacional do notário e do registrador

19 de novembro: Dia da bandeira, Dia internacional do homem e Dia mundial do banheiro

20 de novembro: Dia nacional da consciência negra, Dia do biomédico, Dia universal da criança, Dia da industrialização da África e Dia do auditor interno

21 de novembro: Dia nacional da homeopatia, Dia mundial da saudação e Dia mundial da televisão

22 de novembro: Dia do músico e Dia da comunidade libanesa no Brasil

23 de novembro: Dia do engenheiro eletricista e Dia nacional de combate ao câncer infanto-juvenil

25 de novembro: Dia do doador voluntário de sangue, Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, Dia da baiana de acarajé e Dia da madrinha

27 de novembro: Dia do técnico de segurança no trabalho, Dia nacional de combate ao câncer, Dia de Nossa Senhora das Graças e Dia nacional de luta contra o câncer de mama

28 de novembro: Dia do soldado desconhecido

29 de novembro: Dia internacional de solidariedade com o povo da Palestina

30 de novembro: Dia de celebração da amizade Brasil-Argentina e Dia do evangélico

Dia de Todos os Santos, 1 de novembro

O mês de novembro começa com uma homenagem a todos os santos que não têm uma comemoração específica, sendo, por esse motivo, denominado o “dia de todos os santos”, data que não é feriado.

A origem da comemoração data do século IV, quando os mártires eram recordados no domingo após a festa de Pentecostes. Em 835 d.C, o papa Gregório V começou a dedicar o dia 1 de novembro aos santos que não tinham uma data própria ou que não chegaram a ser reconhecidos como santos, mas que ao longo da sua vida procuraram fazer o bem e evitar o pecado.

Dia mundial do veganismo, 1 de novembro

O Dia mundial do veganismo, 1 de novembro, é uma data que tem como objetivo esclarecer as pessoas sobre o que é ser vegano, inclusive mostrando a diferença entre o vegano e o vegetariano.

Enquanto o vegetariano apenas não consome carnes – que é um tipo de dieta, o vegano não come nada que esteja relacionado com animais, tal como o leite. Assim, o veganismo pode ser considerado um estilo de vida, muitas vezes motivado por razões éticas.

A data surgiu em 1994, quando se comemorava o aniversário de 50 anos da fundação da Sociedade Vegana no Reino Unido em 1944.

Dia de Finados, 2 de novembro (Feriado nacional)

O Dia de finados, dedicado aos entes queridos falecidos, é um feriado nacional.

A data é celebrada nessa data desde o século XII, mas desde o século I as pessoas já tinham o costume de rezar pelas pessoas falecidas, fazendo orações pela salvação das suas almas.

Esse dia é marcado por uma grande afluência de pessoas aos cemitérios, que costumam visitar as campas de amigos e parentes, onde deixam flores.

Dia internacional pelo fim da impunidade dos crimes contra jornalistas, 2 de novembro

O Dia internacional pelo fim da impunidade dos crimes contra jornalistas, 2 de novembro, é uma data criada pela ONU para conscientizar o mundo sobre o assassinato de jornalistas que faziam o seu trabalho. Em 2004, quando a data foi criada, eram 700 os profissionais mortos ao longo de dez anos.

Dia da instituição do direito de voto da mulher, 3 de novembro

O Dia da instituição do direito de voto da mulher, 3 de novembro, comemora a primeira vez em que as mulheres tiveram o direito de votar, o que aconteceu em 1930.

Esse direito, porém, era restrito. Podiam votar apenas as solteiras que tivessem renda própria, as viúvas ou as mulheres casadas que tivessem a autorização do marido; restrições que acabaram em 1934.

Dia do oficial da reserva (R/2), 4 de novembro

O exército Brasileiro comemora o Dia do oficial da reserva (R/2), 4 de novembro, em homenagem aos oficiais de reserva de 2ª classe.

Dia nacional da língua portuguesa, 5 de novembro

O Dia nacional da língua portuguesa, 5 de novembro, comemora o 5º idioma mais falado no mundo, numa data que foi escolhida como forma de homenagear Rui Barbosa em virtude da sua dedicação para estudar a língua portuguesa. Rui Barbosa nasceu no dia 5 de novembro de 1849.

Além dessa data, nossa língua também é comemorada pelos países lusófonos em 5 de maio, que é o Dia da Língua Portuguesa.

Dia Nacional da Cultura
Dia Nacional da Cultura

Dia da cultura e da ciência, 5 de novembro

O Dia da cultura e da ciência, 5 de novembro, visa valorizar a importância da cultura e da ciência para a humanidade. Além da comemoração do Dia Nacional da língua portuguesa, esta também é uma data escolhida em homenagem a Rui Barbosa.

Rui Barbosa nasceu em 5 de novembro de 1849 e ficou mundialmente conhecido como o Águia de Haia. A alcunha foi dada quando Rui Barbosa representou o Brasil na Conferência de Haia em 1907, tendo sido galardoado com uma medalha de ouro pelo presidente da República graças ao seu empenho.

Dia internacional para a prevenção da exploração do meio ambiente em tempos de guerra e conflito armado, 6 de novembro

O Dia internacional para a prevenção da exploração do meio ambiente em tempos de guerra e conflito armado, 6 de novembro, convida a humanidade a refletir sobre os impactos ambientais decorrentes dos conflitos.

É importante reforçar como os prejuízos no ambiente podem perdurar muitos anos após o fim de guerras.

Dia do radialista, 7 de novembro

O Dia do radialista, 7 de novembro, comemora a importância desse profissional da comunicação e é uma homenagem a Ary Barroso.

Nascido em 7 de novembro de 1903, Ary Barroso foi um radialista e músico brasileiro que compôs Aquarela do Brasil, uma das canções brasileiras mais populares no mundo.

Dia do radiologista, 8 de novembro

O Dia do radiologista, 8 de novembro, é a data que recorda a importância do profissional capacitado para realizar radiografias.

Foi nesse mesmo dia, em 1895, que o físico Wilhehm Conrad Roentgen iniciou experimentos que culminaram na descoberta do Raio-x, feito que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903.

Dia mundial do urbanismo, 8 de novembro

O Dia mundial do urbanismo, 8 de novembro, foi criado pelo professor da Universidade de Buenos Aires Carlos Maria della Paolera. Esse professor foi o responsável por fundar o Instituto Superior de Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires.

A data serve de reflexão para soluções de urbanismo das cidades, e foi adotado em 1949 pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).

Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo, 9 de novembro

O Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo, 9 de novembro, é um dia de luta contra a história marcada de ódio.

Estabelecida pelo Parlamento Europeu, a data recorda o acontecimento histórico ocorrido na Alemanha em 9 de novembro de 1938. Esse acontecimento ficou conhecido como “Noite dos cristais”.

Nesse dia, as ruas ficaram cobertas de vidro em decorrência das janelas partidas das diversas casas e sinagogas de judeus atacadas, donde teve início o holocausto, que matou milhões de pessoas.

Dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento, 10 de novembro

O Dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento, 10 de novembro, traz a oportunidade de mobilizar as pessoas acerca do tema ciência e conhecer seus desenvolvimentos em prol da paz.

Trata-se de uma forma de destacar a importância da ciência, bem como homenagear os profissionais ligados à pesquisa científica.

Dia nacional de prevenção e combate à surdez, 10 de novembro

O Dia nacional de prevenção e combate à surdez, 10 de novembro, representa a luta das dificuldades enfrentadas pela população brasileira que não ouve ou que tem alguma dificuldade para ouvir.

Além de refletir sobre a educação e a conscientização da população, esta data também traz a oportunidade de conscientizar as pessoas para a prevenção da surdez.

Fim da Primeira Guerra Mundial, 11 de novembro

O dia 11 de novembro de 1918 assinala o fim da Primeira Guerra Mundial. Com início em 28 de julho de 1914, essa guerra terminou com a rendição alemã.

O armistício entre a Alemanha e os Aliados foi assinado num vagão de trem na França. O acordo de paz, no entanto, apenas foi oficializado em 28 de junho do ano seguinte com o Tratado de Versalhes.

Dia nacional do inventor, 12 de novembro

O Dia nacional do inventor, 12 de novembro, foi instituído pela Lei Nº 12.070, de 29 de outubro de 2009, e recorda o dia em que o famoso “14 Bis” de Santos Dumont percorreu 220 metros em 21,5 segundos, um verdadeiro recorde.

O 14 Bis já havia voado cerca de 60 metros no dia 23 de outubro de 1906, mas a sua descida havia sido brusca, tendo partido os trens de aterragem. Depois disso, Santos Dumont aperfeiçoou a sua invenção, obtendo êxito no dia 12 de novembro.

Dia do diretor de escola, 12 de novembro

O Dia do diretor de escola, 12 de novembro, é uma homenagem aos diretores das escolas. Esses profissionais são responsáveis pelo bom desempenho da escola como uma equipe, pois são eles que gerenciam a parte administrativa e pedagógica de um estabelecimento de ensino.

Dia nacional da alfabetização, 14 de novembro

O Dia nacional da alfabetização, 14 de novembro, recorda a data da criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 1930.

A data tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância de condições adequadas de alfabetização para o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos indivíduos.

Dia do esporte amador, 15 de novembro

O Dia do esporte amador, 15 de novembro, visa valorizar a importância da prática esportiva pelos não profissionais, que tem como principais objetivos lazer e saúde.

Dentre os vários benefícios trazidos pelo esporte, podemos citar saúde física e mental, concentração, autoconfiança e disciplina.

Proclamação da República by Benedito Calixto 1893
Proclamação da República by Benedito Calixto 1893

Proclamação da República, 15 de novembro (Feriado nacional)

O Dia da Proclamação da República, que é feriado nacional, recorda a data em que o regime monárquico foi substituído pelo regime republicano no Brasil, em 1889.

Após várias crises na monarquia, um grupo de militares que almejavam a mudança de regime se reuniu para destituir Dom Pedro II e instituir a república no país.

Dia nacional de atenção à dislexia, 16 de novembro

A comemoração do Dia nacional de atenção à dislexia, 16 de novembro, destina-se a conscientizar as pessoas sobre esses transtorno no desenvolvimento, o qual atinge várias crianças.

O objetivo é dar a conhecer o que é a dislexia e como ela deve ser tratada. Além disso, a data também visa reforçar a importância do diagnóstico precoce, para que as crianças com dislexia sejam estimuladas de forma adequada e tenham a oportunidade de aprender e usufruir de boa qualidade de vida.

Dia nacional da Amazônia Azul, 16 de novembro

O Dia nacional da Amazônia Azul, 16 de novembro, é o nome dado à data que comemora o território marítimo brasileiro, a Amazônia Azul.

O objetivo da celebração é destacar a importância das nossa águas, levando as pessoas a refletir sobre a sua preservação e uso sustentável.

Dia internacional dos estudantes, 17 de novembro

O Dia internacional dos estudantes, 17 de novembro, é uma homenagem a um grupo de estudantes que lutaram contra as tropas nazistas aquando da invasão da Tchecoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesse episódio, os nazistas invadiram a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos matando e capturando vítimas que foram levadas para campos de concentração.

Dia do conselheiro tutelar, 18 de novembro

O Dia do conselheiro tutelar, 18 de novembro, presta homenagem ao reconhecer a importância do papel desempenhado pelos conselheiros tutelares.

Esses profissionais prestam assistência às crianças e adolescentes, garantindo que eles não vivem em condições de risco, bem como também prestam aconselhamento aos pais.

Dia internacional do homem, 19 de novembro

O principal objetivo da comemoração do Dia internacional do homem, 19 de novembro, é refletir sobre a saúde e bem-estar dos homens.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas, a data homenageia também os modelos masculinos positivos da sociedade, bem como denuncia casos de discriminação.

Bandeira Brasileira
Bandeira Brasileira

Dia da Bandeira, 19 de novembro

O Dia da bandeira comemora a oficialização desse importante símbolo nacional dias depois da Proclamação da República, e não é feriado.

Com a substituição do regime monárquico, era necessário criar uma bandeira que representasse a república. Mantendo algumas semelhanças com a bandeira antiga, a bandeira nova contém estrelas dispostas conforme o desenho da constelação Cruzeiro do Sul na noite do dia da Proclamação da República, no Rio de Janeiro.

Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro

O Dia da consciência negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, pois recorda o dia em que esse líder que lutou pela vida dos escravizados foi assassinado.

A data representa a luta dos negros ao longo da história, bem como visa valorizar a cultura negra ao reconhecer a sua importância na construção da nossa sociedade.

Dia universal da criança, 20 de novembro

O Dia universal da criança, 20 de novembro, recorda a data em que Declaração Internacional dos Direitos da Criança foi assinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1989.

De acordo com o preâmbulo da declaração, as crianças têm direito a uma vida feliz, o que pode ser assegurado através dos seus dez princípios.

Tais princípios contemplam aspectos como saúde, amor e compreensão, a prioridade no recebimento de socorro, proteção contra a negligência, a crueldade e a discriminação.

Dia da industrialização da África, 20 de novembro

O Dia da industrialização da África, 20 de novembro, expressa a importância do desenvolvimento industrial no continente africano. A data também chama as pessoas a refletirem sobre os desafios enfrentados para o surgimento das indústrias na África.

Dia nacional da homeopatia, 21 de novembro

O Dia nacional da homeopatia, 21 de novembro, visa informar as pessoas acerca dessa prática médica, esclarecendo o que é a homeopatia e quais os seus benefícios.

A data da comemoração recorda a chegada ao Brasil, em 1840, do homeopata francês conhecido como Bento Mure. Acometido de tuberculose, Bento Mure foi salvo pelo primeiro médico homeopata da França.

Dia do músico
Dia do músico

Dia do músico, 22 de novembro

O Dia do músico, 22 de novembro, também é o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

Segundo se conta, Santa Cecília foi prometida em casamento a um homem pagão, a quem recusou sua virgindade. Assim, na noite de núpcias, através do seu canto conseguiu emocionar seu esposo e convertê-lo ao cristianismo, mantendo-se virgem.

Dia nacional de combate ao câncer infanto-juvenil, 23 de novembro

O Dia nacional de combate ao câncer infanto-juvenil, 23 de novembro, tem os seguinte objetivos:

  • Estímulo a ações educativas e preventivas;
  • Promoção da discussão sobre as políticas para atenção às crianças e adolescentes com câncer;
  • Organização de atividades em benefícios dos doentes;
  • Difusão dos avanços relacionados à doença e apoio aos doentes e seus familiares.

A data foi instituída pela Lei Nº 11.650, de 4 de abril de 2008.

Dia do doador voluntário de sangue, 25 de novembro

O Dia do doador voluntário de sangue, 25 de novembro, é uma comemoração em forma de agradecimento a todos os doadores de sangue.

A data também tem como objetivo conquistar novos doadores, motivo pelo qual foi escolhida para ser celebrada numa altura em que os estoques dos bancos de sangue ficam mais baixos. Isso acontece em decorrência das férias e viagens de fim de ano.

Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, 25 de novembro

O Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, 25 de novembro, visa conscientizar a humanidade para a violência física e sexual contra o sexo feminino, infelizmente muito comum no mundo.

A escolha da data é uma homenagem às irmãs dominicanas que foram assassinadas nessa data, em 1960. Conhecidas como “Las Mariposas”, chamavam-se Patria, María Teresa e Minerva Maribal e lutavam por melhores condições de vida no seu país.

Dia nacional de combate ao câncer, 27 de novembro

O Dia nacional de combate ao câncer, 27 de novembro, foi criado por iniciativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A data tem como objetivo informar as pessoas sobre o câncer: tipos, tratamentos, diagnóstico e prevenção.

O câncer é a segunda doença que mais mata e, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, milhares de mortes podem ser evitadas mediante o seu diagnóstico precoce

Dia do soldado desconhecido, 28 de novembro

O Dia do soldado desconhecido, 28 de novembro, presta homenagem a todos os soldados que perderam as suas vidas lutando pela pátria e cujos corpos não puderam ser identificados.

Também em sua homenagem, o monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Rio de Janeiro, abriga os restos mortais desses soldados.

Dia internacional de solidariedade com o povo da Palestina, 29 de novembro

O Dia internacional de solidariedade com o povo da Palestina, 29 de novembro, recorda a data, em 1947, da aprovação do Plano de Partição da Palestina – Resolução 181 da Assembleia Geral da ONU.

O plano recomendava a criação de um estado judeu e um estado árabe, no entanto, não foi bem aceito, sendo a Palestina alvo constante de grandes combates entre palestinos e israelenses.

Essa data chama a reflexão sobre a situação conflituosa da Palestina, para cujos acontecimentos a humanidade não pode ficar alheia.

Dia de celebração da amizade Brasil-Argentina, 30 de novembro

O Dia de celebração da amizade Brasil-Argentina, 30 de novembro, recorda a data em que José Sarney e Raúl Alfonsín encontraram-se em 1985.

Nessa ocasião, os então presidentes do Brasil e da Argentina, respectivamente, promoveram a aproximação dos dois países e trouxeram benefícios para ambos, tal como foi a criação do Mercosul.

Dia Mundial de Ação de Graças (quarta /quinta-feira de novembro)

O Dia Mundial de Ação de Graças é dia de agradecer os benefícios recebidos ao longo do ano. Apesar de ter sido instituída por lei, a sua comemoração não é tão popular no Brasil.

Nos Estados Unidos e no Canadá, entretanto, essa é uma comemoração tão importante como o Natal.

A Black Friday é o dia das grandes promoções
A Black Friday é o dia das grandes promoções

Black Friday (dia seguinte ao Dia de Ação de Graças)

A Black Friday é o dia das grandes promoções, por isso, em todo o mundo muitas pessoas reservam a data para fazer as suas compras de Natal.

Aproveitando o movimento decorrente do feriado do Dia de Ação de Graças, os comerciantes começaram a oferecer descontos. Isso motivou a origem da Black Friday.

No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010.

Dia nacional de combate ao dengue (penúltimo sábado de novembro)

O Dia nacional de combate ao dengue reforça o incentivo ao combate ao mosquito transmissor dessa doença.

Trata-se de mais uma oportunidade para mobilizar a população para os cuidados para a não proliferação do mosquito.

Datas móveis:

  • Dia Internacional da Qualidade (segunda quinta-feira de novembro)
  • Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (terceira quarta-feira de novembro)
  • Dia mundial da filosofia (terceira quinta-feira de novembro)
  • Dia Mundial de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro)
  • Black Friday (dia seguinte ao Dia de Ação de Graças)
  • Cyber Monday (segunda-feira após o Dia de Ação de Graças)
  • Dia nacional de combate ao dengue (penúltimo sábado de novembro)
  • Dia em memória das vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares (terceiro domingo de novembro)

Fotos: divulgação

Fonte: Toda matéria