agenda culturalculturadestaqueseventosserra cariocatereteresopolis

Dias 14 e 15-04 Espetáculo Babel chega a Teresópolis com sessões gratuitas

Dias 14 e 15-04 Espetáculo Babel chega a Teresópolis com sessões gratuitas
Dias 14 e 15-04 Espetáculo Babel chega a Teresópolis com sessões gratuitas

Espetáculo Babel chega a Teresópolis em curtíssima temporada, com sessões gratuitas no Teatro Municipal

Unindo dança, poesia, música ao vivo e artes visuais, montagem é um convite para refletir sobre a importância da comunicação e da compreensão mútua em um mundo cada vez mais plural e complexo

Nos dias 14 e 15 de abril, o Grupo Bak Artes Performativas apresenta, no Teatro Municipal de Teresópolis, em sessões gratuitas às 17h e 19h, o espetáculo “Babel”. A montagem une dança, poesia, música ao vivo, performance e as artes visuais para abordar os desafios de comunicação e a conexão entre as pessoas em um mundo cada vez mais diverso e globalizado.

“Babel” utiliza a arte para criar um diálogo intercultural, em que cada idioma e cada gesto são uma forma de comunicação e de aproximação entre os seres humanos. Com direção de João Marcello Pallottino, o espetáculo conta com um cenário imersivo e uma trilha sonora original, que transportam o público para um mundo de sensações e emoções. Por meio da metáfora bíblica da confusão de línguas após a tentativa de se construir uma torre que alcançaria o céu, “Babel” é um convite para refletir sobre a importância da comunicação e da compreensão mútua em um mundo cada vez mais plural e complexo. Através da arte, o espetáculo mostra que é possível construir pontes entre as diferenças e celebrar a diversidade como uma riqueza a ser compartilhada por todos.

O Grupo Bak Artes Performativas é reconhecido por sua trajetória de experimentação e inovação no campo das artes cênicas, e “Babel” é mais uma prova de sua capacidade de surpreender e emocionar o público. Com um elenco talentoso e uma proposta artística arrojada, a peça promete ser uma experiência única e inesquecível para quem busca se conectar com o mundo e com os outros de forma mais profunda e significativa.

O espetáculo Babel é uma coprodução com a Escola de Artes Celso Lisboa e tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do edital Retomada Cultural 2, criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do programa Pacto Cultural RJ de Fomento à Arte. A peça também conta com o apoio institucional da Prefeitura de Teresópolis.

SINOPSE

BABEL é um trabalho do BAK Artes Performativas, companhia sediada na zona norte do RJ em parceria com o Centro Universitário Celso Lisboa . O grupo trabalha com ótica focada na diversidade, onde performers rascunham as diversas possibilidades de metáforas para a performance artística explorando temas relacionados à arte antirracista, Lgbtqia+ e aos conflitos da sociedade contemporânea. A dramaturgia é desenvolvida a partir dos sete pecados capitais, com uma forte abordagem visual trabalhando com tecnologia, movimento, som e projeção, numa pesquisa de uma cena multimídia diante de uma instalação visual como espaço cênico.

Teaser: https://youtu.be/8XWogOat-qM

Sobre a BAK Artes Performativas

O BAK Artes Performativas é um grupo de artistas multidisciplinares coordenado pelo diretor artístico João Marcelo Pallottino. O coletivo investiga e desenvolve, desde 2016, trabalhos em diversos segmentos da arte como teatro, dança, fotografia, performance, artes visuais e sonoras, audiovisual e instalação, buscando – a partir do cruzamento dessas linguagens – a criação de uma cena híbrida e a produção de uma linguagem autoral contemporânea.

Serviço:

Temporada – Teatro Municipal de Teresópolis
Dias 14 e 15/04 (sexta e sábado)
Sessões às 17h e 19h
Gratuito
Endereço: Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea, Teresópolis.
Ficha técnica
Direção Artística: João Marcelo Pallottino
Direção de Movimento: Raphael Rodrigues
Performers: Derek Rosma, Douglas Desimone, Enildo Dellatorre, Evelyn Rocha,Karina Amorim, Karina Lisboa, Lucas Queiroz, Mariana da Costa
Fotografia e Efeitos visuais: Junior Franco
Videoarte, filmaker e operação de iluminação: Desiree Koppke
Contrarregra: Matheus Zaidan
Operação de som: Sergio André
Assistência de Produção: Clara BbM
Co-produção: Escola de Artes Celso Lisboa
Direção Geral: João Marcelo Pallottino
Realização: BAK Artes Performativas

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Espetáculo Babel (foto divulgação)