Escola comemora Dia Nacional da Conservação do Solo

foto-02Escola Municipal comemora Dia Nacional da Conservação do Solo

Teresópolis, 17 de abril de 2015 – Desde novembro de 1989 instituiu-se no Brasil o dia 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Em função desta data, as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Defesa Civil e de Saúde, além do Unifeso, promoveram nesta sexta-feira, 17, várias ações ligadas ao meio ambiental para os alunos da Escola Municipal Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, em Serra do Palmital, na localidade de Vieira, no 3º Distrito.

“Hoje os alunos estão aprendendo a importância do solo, da água e do plantio e depois poderão eles mesmos plantar mudas frutíferas. Nossas crianças gostam muito desse tipo de atividade ”, comentou a diretora Lucimar Thuller de Siqueira.

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, graças ao solo, temos fontes de alimento e matéria-prima para os mais diversos fins. Para a orientadora pedagógica Amanda Veronese, as atividades são muito importantes para as crianças.

“Esse projeto é uma parceria com diversas secretarias municipais e o Unifeso, no qual nossas crianças aprendem sobre reflorestamento, preservação das nascentes de água, ocupações irregulares e até mesmo sobre a dengue. Durante as últimas semanas trabalhamos em sala de aula questões ligadas ao meio ambiente e às boas práticas ambientais e esse projeto vem culminar esses saberes”, explicou a orientadora.

Além supervisionar pessoalmente o plantio de árvores nativas pelas crianças, o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, conversou com os estudantes sobre diversos temas relacionados ao meio ambiental. “A secretaria de Meio Ambiente trouxe várias mudas para explicar a importância da revegetação, da árvore no nosso meio ambiente. Falamos sobre o que é a mata ciliar, a floresta, a mata atlântica e sua representatividade em nosso município. Também realizamos, junto com os alunos, uma ação de replantio de mudas na faixa marginal próxima à escola,”, disse o secretário.

Para os alunos, foi um dia de muitas descobertas, intensas atividades e aprendizado, como relatou a aluna Maria Eduarda Pereira, de 10 anos. “Eu aprendi a cuidar da natureza porque a água é muito importante para nossas vidas. Precisamos plantar as árvores, cuidar do meio ambiente para que nunca aconteça uma coisa ruim como não ter água para tomar banho, escovar os dentes e beber”, finalizou a aluna.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Alunos da Escola Municipal Monsenhor Mario do Carmo Bennassi participam das atividades do Dia Nacional da Conservação do Solo
  •  A diretora Lucimar Thuller de Siqueira enfatiza a importância da atividade para os alunos
    A diretora Lucimar Thuller de Siqueira enfatiza a importância da atividade para os alunos
  • O secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, acompanhou o replantio de mudas
    O secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, acompanhou o replantio de mudas
  • Universitários do Unifeso fazem palestra para os alunos da Escola M. Monsenhor Mario do Carmo Bennassi
  • Alunos da Escola M. Monsenhor Mario do Carmo Bennassi participam do replantio de mudas