Evento ‘24 Horas de Capoeira’ reúne atletas de várias cidades em Teresópolis

DSC_0462 AEvento ‘24 Horas de Capoeira’ reúne atletas de várias cidades em Teresópolis

Teresópolis, 27 de março de 2017 – Realizado neste fim de semana, o evento ‘24 Horas de Capoeira’ reuniu em Teresópolis equipes de várias cidades convidadas, como Nova Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Promovido pelo contra-mestre Carvoeiro e com supervisão do Mestre Sorriso, do Grupo Regiangola, o intercâmbio cultural contou com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e de empresários parceiros. O encontro surgiu há cerca de 7 anos com o objetivo de divulgar a cultura da capoeira, suas raízes e tradições.

“Esse é o primeiro evento de capoeira do ano em parceria com a Secretaria de Esportes. Reunindo mestres e praticantes de várias regiões, o encontro movimenta o comércio e o turismo da nossa cidade. Agradeço pela confiança dos organizadores na nossa secretaria e também aos empresários que colaboraram com o encontro”, assinalou Luiz Otávio Oliveira, secretário de Esportes.

Os participantes foram recebidos pelo Mestre Sorriso na Academia Regiangola, na Várzea, onde o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, acompanhou a primeira roda de capoeira. A programação seguiu em vários pontos, na cidade e no interior, com rodas, apresentação de dança afro e vivências.

“É uma troca de experiências muito grande, pois temos um dia inteiro de atividades. A capoeira é um dos esportes mais completos, a gente trabalha muito com a formação do aluno. Procuramos formar bons cidadãos para que eles possam contribuir de alguma forma com a sociedade”, opinou Mestre Sorriso, agradecendo o incentivo garantido pela Secretaria de Esportes para a realização de mais um evento.1 a

Na Praça Olímpica, no centro da cidade, foi realizado um aulão, onde vários mestres se revezaram orientando os atletas sobre os principais movimentos da capoeira, como a ginga, as defesas, os ataques rodados e voadores, entre outros. Com 33 anos de tradição em Teresópolis, Mestre Batata, do Grupo Ganga Zumbi, marcou presença. “Esse encontro é importante porque mantém viva a cultura e mostra ao povo que nós temos capoeira”, destacou.

O secretário Luiz Otávio lembrou que a capoeira é uma das novas modalidades esportivas oferecidas de graça pela Secretaria de Esportes. As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea), onde as inscrições podem ser feitas. “Essa é a determinação do prefeito Tricano: resgatar todas as modalidades esportivas de nossa cidade. E a capoeira faz parte do quadro de escolinhas da nossa secretaria. É um trabalho voluntário, em parceria com Mestre Sorriso e o Grupo Regiangola, para crianças, jovens e adultos”, concluiu.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, com Mestre Sorriso e participantes do evento ’24 Horas de Capoeira’, na Praça Olímpica
  • Participantes do encontro fazem primeira roda de capoeira na Academia Regiangola
  • Secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, e Mestre Sorriso recepcionam participantes do intercâmbio esportivo
  • Aulão de capoeira na Praça Olímpica, na Várzea
  • Luiz Otávio Oliveira, secretário de Esportes e Lazer: “Essa é a determinação do prefeito Tricano: resgatar todas as modalidades esportivas”
  • Mestre Batata, do Grupo Ganga Zumbi: encontro mantém viva a cultura e mostra que Teresópolis tem capoeira