Evento PoÊTerÊ 2017

XVII PoÊterÊ 2017O que é o evento PoêTerÊ

O Festival PoÊterÊ, sob forma de maratona artística com 12 horas de duração, consiste em um evento de expressão ímpar na programação cultural de Teresópolis e da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o evento reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e poesia brasileira.

O evento caracteriza-se pela integração de três elementos: arte, cultura e poesia. Durante 12 horas participam artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do Centro Universitário e de escolas públicas,municipais e estaduais são convidados a participar com apresentações diversas. Também são realizadas exposições e venda de livros e artesanato.

Ao longo destes 16 anos, foram homenageados com a estatueta PoÊterÊ, personalidades como Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ricardo Cravo Albin, Nélida Pinõn, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colassanti, Ivan Lins, Sílvio Tendler, Domício Proença Filho, entre outros. Em 2016, recebemos como patrono homenageado do Festival o maestro Henrique Morelembaun.

Em 2017 o Festival acontece no dia 25 de novembro, das 10h às 22h, comemorando 17 anos com o tema “Brasil Multicultural”. O Centro Cultural FESO Pro Arte vai receber uma série de apresentações artísticas que vão articular os aspectos comuns entre diversas formas de expressão, relacionando a poética de cada gênero artístico com a sua dimensão afetiva fundamental.

Michelle Bronstein

Direção Geral do Festival PoÊterÊ