Farmacêutico conquista mais espaço e oportunidades no mercado de trabalho

estudantes-do-curso-de-farmacia-do-unifesoFarmacêutico conquista mais espaço e oportunidades no mercado de trabalho

Quem se forma em Farmácia está conseguindo encontrar um reconhecimento maior para a profissão e uma crescente oferta de vagas de emprego, pois o mercado de trabalho está aquecido, garantindo uma alta empregabilidade. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados.  A carreira é indicada para quem gosta de Química e também de lidar com pessoas.

Um dos motivos que promovem esse aquecimento é a exigência legal prevista em lei de que farmácias e drogarias de qualquer tipo (públicas e privadas) devem ter farmacêuticos como responsáveis técnicos.

Outro fator que impulsiona a demanda é a diversificação das oportunidades de emprego. O farmacêutico pode trabalhar também em laboratórios de patologia, análises clínicas e toxicológicas, farmácia hospitalar e clínica, na indústria e também em unidades da Estratégia Saúde da Família (UBSf), além de órgãos de fiscalização sanitária, perícia técnica e pesquisa científica, entre outras áreas. Ao todo são mais de 70 segmentos regulamentados pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove a inserção no aprendizado prático desde o primeiro ano, em diversos laboratórios próprios e cenários como a Floresta-Escola, Meliponário-Escola, Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e ambulatórios. Conta ainda com cenários em instituições públicas e privadas conveniadas. Tudo acompanhado por uma equipe de professores extremamente qualificada (mestres e doutores) com experiência no mercado nas diversas áreas da Farmácia.

Pelo terceiro ano consecutivo desde 2014, o curso de Farmácia recebeu da revista Guia do Estudante o reconhecimento com 3 estrelas. Esse prêmio reforça a qualidade de formação já reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que avaliou o curso de Farmácia do UNIFESO com conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). Esta avaliação do MEC coloca o curso de Farmácia do UNIFESO entre as três melhores escolas de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Prof. Valter Gonçalves, coordenador do curso de Farmácia do UNIFESO, “a profissão obteve recentemente mais uma grande conquista com a regulamentação da prescrição farmacêutica e das atribuições clínicas do farmacêutico, que passou a estar autorizado a prescrever medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica. Essas novidades permitem que os profissionais prestem serviços e cuidados clínicos inclusive em consultórios próprios, o que já é uma realidade na cidade do Rio de Janeiro e outras regiões do País”.

Inscrições abertas para o Vestibular Agendado

As inscrições para o Vestibular Agendado 2017/1 do UNIFESO estão abertas para 14 cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia.

A inscrição é gratuita, e pode ser feita pelo site do UNIFESO ou na Gerência de Comunicação e Marketing, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, até o dia 30 de janeiro de 2017.

O candidato aprovado pelo exame do ENEM com nota cinco na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação (exceto Medicina), mas atenção: somente serão aceitas as notas do ENEM a partir de 2014.

Fonte:Unifeso Jornalismo