Feira de Ciências do CESO: estudantes discutem a qualidade dos alimentos para a população

feira-de-ciencias-51Feira de Ciências do CESO: estudantes discutem a qualidade dos alimentos para a população

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano acontecerá de 17 a 23 de outubro, abordando o tema “Ciência alimentando o Brasil”. A história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a nossa alimentação diária cada vez melhor estão entre os assuntos do evento que foram incorporados na escolha da temática da Feira de Ciências realizada pelo Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), no dia 23 de setembro.

Em 2016, Ano Internacional das Leguminosas, os professores do colégio inseriram o tema no planejamento das aulas. “Estamos realizando uma prévia com os estudantes do sexto ao nono anos, em que adequamos esse tema à realidade de cada conteúdo, para que pudéssemos fazer uma seleção, e o grupo de alunos escolhidos na Feira do colégio irá participar da Feira de Ciências do UNIFESO, proposta pelo curso de Ciências Biológicas”, revelou a professora Daniele Santo de Almeida, que leciona a disciplina Ciências para o Ensino Fundamental.

As professoras se esforçaram para introduzir o tema em todas a turmas, abrangendo todas as idades. “Tratamos das leguminosas, que são simples alimentos, desde a questão da produção até o momento em que se estuda em Química a reação entre alimentos. Dessa forma os estudantes entendem que o mundo está interligado e assimilam o tema proposto, que abrange alimentação e meio ambiente”, explicou a professora Fernanda da Silva Ribeiro, de Química.

A estudante Vitória Gonçalves do Canto, do segundo ano do curso de Ciências Biológicas e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tem se envolvido em diversos projetos em sala de aula. Com isso, aproveitou o convite da professora Fernanda para observar o desempenho dos estudantes do CESO. “Eles explicam muito bem e acompanhar estas apresentações é sempre muito interessante porque percebemos um novo olhar para a ciência através dos trabalhos dos alunos”, concluiu a acadêmica.

Já a estudante Maria Clara Sampaio, do sexto ano do Ensino Fundamental do CESO, apresentou um trabalho sobre Agricultura em Teresópolis e com o seu grupo deu dicas de como plantar feijões. “Aprendemos a fazer um Brasil e um mundo melhor. Para isso temos que plantar, deixar tudo mais verde. A feira de ciências está ótima e estamos interagindo muito com os nossos colegas e visitantes”, avaliou a jovem.

Fonte:Unifeso Jornalismo feira-de-ciencias-4