Festival de Inverno 2008

festival-de-inverno-sesc-2008Serra se prepara para receber o Festival de Inverno 2008

14/07/2008

A serra fluminense se prepara para receber o maior festival de cultura do estado. A partir do dia 17, acontecerá nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis a sétima edição do Festival de Inverno 2008. O evento, promovido pelo Sesc Rio em parceria com o Sistema Fecomércio-RJ, contará com mais de 350 atrações de música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais e oficinas culturais. Nesta segunda-feira (14), haverá uma abertura somente para convidados com a apresentação da Orquestra Sinfônica Petrobras pró-Música .

Uma das novidades do festival esse ano é a estréia da literatura como uma das atrações, com um Sarau Poético, “Dois Apenas dois mascarados” (baseado nas obras de Chico Buarque e Pablo Neruda); lançamento do livro “Andersen. Diferentes Heróis, diferentes caminhos”, seguido de bate papo, recitação de poesia “Assalto Poético”; poesia em grupo:”Repartição da Flor”; e Oficina literária “Tutaméia”. Estão na programação ainda uma mesa com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2007; e o projeto Veredas Musicais ? Guimarães Rosa, apresentação musical com composições inspiradas na obra de Rosa.Além disso, a Bossa Nova e o Samba também tomarão os palcos do evento pela primeira vez.  

O cinema, por sua vez, ganhará um espaço cenográfico dentro das unidades do Sesc Rio, baseado em antigas salas de projeções das três cidades que promovem o evento, trazendo uma seleção de filmes infantis estrangeiros que participaram das últimas edições do Festival Internacional do Cinema Infantil, realizado na cidade do Rio de Janeiro.  

A programação do evento é a principal aposta dos organizadores para garantir o sucesso do Festival de Inverno que, esse ano, trará três atrações para o Festival de Música Latino-Americana – parte da programação do Festival de Inverno -, como o músico argentino Pedro Menénz, o grupo também argentino Guillo Espel Cuarteto e o grupo venezuelano Onkora.  

Para a gerente de Cultura do Sesc Rio, o festival funciona também como “uma importante mola propulsora da economia local, resultando em desenvolvimento e divisas para os municípios.  

Entre os artistas, a presença de Gilberto Gil, Lulu Santos, Alceu Valença, Leny Andrade, Zélia Duncan, Diogo Nogueira, MPB4, Luiz Melodia, João Bosco, Dudu Nobre, e outros. Haverá também apresentações de música clássica e instrumental, além de uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, com shows de Leny Andrade, Celso Fonseca e Cris Dellano e espetáculos premiados como “Auto de Angicos, com Marcos Palmeira e Adriana Esteves, “As Eruditas”, com Jacqueline Laurénce e “Lucio 80 30”, com Lucio Mauro e Lucio Mauro Filho, entre outros. Para as crianças, montagens da 8ª. Mostra Sesc/Cbtij de Teatro para Crianças. 

As quatro exposições apresentadas no setor de Artes Visuais serão as seguintes: “Desenho em Todos os Sentidos”; “Bossa Nova”, comemorativa aos 50 anos do gênero musical; “Rio de Janeiro, Capital de Portugal”, comemorativa aos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil; e “Cartola -100 anos”, comemorativa aos 100 de nascimento do compositor Cartola. Já na dança, as companhias Atelier de Coreografia, que tem à frente o coreógrafo João Saldanha, com o espetáculo “Monocromos”; Renato Vieira Cia de Dança, com “Ritornelo”; e Staccato Dança Contemporânea, do coreógrafo Paulo Caldas, com “Quarteto”. 

Nas praças e parques das cidades serranas haverá ainda circo, intervenção urbana e performances. As oficinas culturais de música serão administradas por Marcel Powell, 
Maurício Einhorm e pelo grupo Siricotico. Na dança por Andréa Bergalo. Nas artes plásticas: “Oficina de Criação com Papel Reciclado”, “Oficina de Criação de História em Quadrinhos”, “Curso de História da Filosofia das Artes”, “Curso de Introdução à Escultura Contemporânea”, entre outras. 

De acordo com dados, o evento aumenta em 25% as vendas no comercio (bens e serviços), além de gerar cerca de 1.500 empregos temporários e completar a capacitação hoteleira. O Festival de Inverno conta ainda com o apoio das prefeituras locais e dos Sindicatos do Comércio Varejistas das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 

O evento ocorrerá até o dia 3 de agosto e toda a programação é gratuita. Os espetáculos e atividades serão realizados nas unidades do Sesc Rio, teatro, praças, quadras, entre outros espaços nas cidades. Para maiores informações sobre a programação acesse o site: www.sescrio.org.br

Fonte: Divulgação Sesc Rio