Festival Internacional de Filmes tem sessões gratuitas em Teresópolis

Cultura ao alcance de todos: Festival Internacional de Filmes tem sessões gratuitas em Teresópolis

Teresópolis, 23 de agosto de 2019 – Desta sexta-feira, 23, até domingo, 25, Teresópolis será palco do ‘4º Brazil International Film Festival’. A exibição gratuita de filmes em praça pública é a grande novidade da edição do festival, para democratizar o acesso da população à 7ª arte. O evento começou com o workshop ‘Vamos Falar de Cinema’, com os diretores do festival José Cláudio Silva e Eliane Maciel Paraná da Costa.

“Eu achei uma experiência incrível. Os alunos estavam realmente interessados em como se faz cinema. E a gente começou explicando como se cria uma história, como se faz um roteiro. Na parte prática, eles trabalharam na criação de um curta-metragem que será publicado na página do festival”, explicou o cineasta e diretor do festival, José Cláudio Silva.

Estudantes da Escola Municipal Ginda Bloch e do Colégio Euclydes da Cunha comentaram sobre a participação no workshop. “Foi muito interessante. Pra mim, tudo se encaixava no roteiro, mas aprendi que tem todo um trabalho a ser feito antes do roteiro. Além disso, o início do filme deve prender o público e final precisa surpreender. Foi superdivertido e interativo”, disse Gabriella Moraes do Carmo, aluna do 1º ano do Ensino Médio no Euclydes da Cunha.  

A secretária de Cultura, Cléo Jordão, destacou que, esse ano, o festival tem novidades, como a exibição de filmes em praça pública. “Esse ano, a gente tem novos espaços, como a Praça Nilo Peçanha, agregando as escolas do município. E agradecer ao nosso prefeito, que acredita no projeto. E esse ano a gente pode incentivar e dar um apoio melhor para realização do evento”, enfatizou Cléo Jordão, pontuando que a cidade recebe muitos visitantes por conta do festival, lotando as redes hoteleira e gastronômica do município, o que gera emprego e renda para os trabalhadores.

Cléo Jordão ressaltou também a homenagem especial a Lima Duarte no festival e pontuou a programação. ”O grande homenageado do festival é o artista brasileiro Lima Duarte, que estará conosco neste sábado, às 14h, no Teatro Municipal. A programação começa hoje, sexta-feira, dia 24, e vai até domingo, com sessões gratuitas no Teatro Municipal, na Alterdata e na Praça Nilo Peçanha. Temos também sessões no grande parceiro nosso que é o Hotel Le Canton”.

O festival

São 62 produções selecionadas, em 12 categorias, entre animação, documentários, séries, curtas e longas metragens de vários países, como Brasil, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Turquia, entre outros. A cerimônia de premiação em estilo ‘Red Carpet’ acontecerá no Espaço Cultural Higino, no Alto.

Sessões gratuitas

Produzido pela Ze ́s Produções e Mox Music, em parceria com a portuguesa Rosa dos Ventos, o ‘4º Brazil International Film Festival’ terá exibições gratuitas abertas ao público em quatro locais, na cidade e no interior: Praça Nilo Peçanha – no Alto, Teatro Municipal – no 2º piso da Prefeitura, na Várzea, Auditório da Alterdata Software – na Várzea, e nos jardins do Hotel Le Canton – em Vargem Grande, área rural do município.

Este ano o evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Turismo, da Prefeitura Municipal de Teresópolis, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Intertv/afiliada da Rede Globo e de empresários.

ATIVIDADES

Sexta, 23/08:

  • 9h às 11h, Teatro Municipal: Workshop (Para escolas públicas)
  • 13h às 17h, Auditório Alterdata: Sessões Q&A com os diretores Matthew Snead (Universal Studios) e Tiago Arakilian (Titânio Produções/Globo Filmes)

Sessões gratuitas

  • 14h às 20h, Teatro Municipal
  • 14h às 22h, Praça Nilo Peçanha, no Alto
  • 18h às 21h, Auditório Alterdata

Sábado, 24/08

  • 14h às 16h, Teatro Municipal: Debate com o homenageado Lima Duarte

Sessões gratuitas

  • 17h às 20h, Teatro Municipal
  • 13h às 21h, Auditório Alterdata
  • 14h às 22h – Praça Nilo Peçanha, no Alto
  • 18h às 22h, Hotel Le Canton, Vargem Grande, 3º Distrito
  • 19h, Espaço Higino, Cerimônia de Premiação (Para convidados)

Domingo, 25/08

Sessões gratuitas

  • 10h às 18h, Praça Nilo Peçanha, no Alto

Endereços

  • Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675, 2º piso, Prefeitura, Várzea)
  • Alterdata (R. Prefeito Sebastião Teixeira, 227, Várzea)
  • Praça Nilo Peçanha (a da Escola Ginda Bloch, no Alto)

Hotel Le Canton (Vargem Grande, 3º Distrito)

Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis