Fortalecimento da estrutura de Saúde em Teresópolis – Coronavírus

Gabinete de Crise -Fortalecimento da estrutura de Saúde em Teresópolis - Coronavírus
Gabinete de Crise -Fortalecimento da estrutura de Saúde em Teresópolis – Coronavírus

GABINETE DE CRISE: FORTALECIMENTO DA ESTRUTURA DE SAÚDE PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Desde 13 de março, quando constituí o gabinete de crise para enfrentamento ao coronavírus, estamos investindo em prevenção, nas medidas de isolamento social e no fortalecimento da estrutura de Saúde para ampliar nossa capacidade de resposta ao coronavírus. Compartilho aqui nossos avanços nessa área:

AQUISIÇÃO DE VENTILADORES PULMONARES:

– Começamos no dia 13 mesmo o movimento de aquisição dos equipamentos, enfrentando um desafio comum aos municípios por todo o país, que é conseguir fornecedores com disponibilidade de produtos. O BNDES acaba de anunciar neste domingo (29) a aquisição pelo Governo Federal de 15 mil ventiladores. Estamos atentos e vamos continuar lutando para fazer as aquisições e também conseguir que equipamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde também cheguem à Teresópolis.

– Conseguimos uma liminar impedindo que o Governo Federal requisite os ventiladores pulmonares adquiridos pelo município por licitação. Essa requisição deixaria Teresópolis sem os equipamentos. Com a sentença a favor de Teresópolis, o fornecedor deverá efetuar em breve a entrega de três novos ventiladores.

– Estamos fazendo a manutenção de ventiladores parados e esta semana devemos recuperar três deles.

LEITOS de UTI extras para o Coronavírus
– Ampliamos nossa disponibilidade de leitos de UTI em 28 leitos. Temos agora 46 leitos à disposição nos hospitais da cidade para pacientes do SUS com COVID-19.

– Já solicitamos ao Governo do Estado recursos para pagamento de mão de obra, ventiladores e outros materiais para a construção de mais 109 leitos SUS.

Prefeito Vinicius Claussen

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis