Funcionários do PSF Meudon recebem treinamento sobre combate ao tabagismo

foto 2“Teresópolis 100% livre do tabaco”

Funcionários do PSF do Meudon recebem treinamento sobre combate ao tabagismo

Teresópolis, 19 de abril de 2017 – A Secretaria M. de Saúde realizou, na última quinta-feira, 13, no PSF do Meudon a ação ‘Teresópolis 100% livre do tabaco (Ambilivre). O treinamento contou com a participação de 17 PSFs, com mais de 60 pessoas, incluindo médicos, enfermeiros, administração, limpeza, e agentes comunitários.

O trabalho foi promovido para dar foco às diretrizes da Convenção Quadro (Primeiro Tratado Internacional do Mundo) para reduzir os ambientes livres de tabaco, com o objetivo de diminuir as morbimortalidades existentes no planeta, reduzindo a incidência de cânceres, infartos e AVCs.                       

Na pesquisa realizada em 2016, através das inscrições realizadas na procura de atendimentos, foi identificado que o Meudon, seguido do bairro São Pedro havia maior demanda de procura no setor de tratamento do tabagismo da Secretaria de Saúde.

Através do interesse da equipe, as enfermeiras Patzy e Juliana, após o primeiro seminário realizado em 2016, realizam-se os treinamentos mais aprofundados direcionando a demanda existente no bairro. Sendo assim, o programa terá uma reformulação de cobertura ao atendimento tabágico, bem perto de seu local residencial reduzindo as dificuldades de locomoção da população. Esta equipe, após o seminário, mobilizou um grupo de pessoas que queriam parar de fumar e começou a ser desenvolver uma estratégia gradativa no programa para alavancar o conhecimento dos técnicos, melhorando a qualidade do atendimento à população.

O programa de tabagismo terá ainda uma série de desdobramentos este ano de 2017. Serão treinados mais multiplicadores, Guarda Municipal e Polícia Militar. Outros locais como Corpo de Bombeiros e Rodoviária já são ‘ambilivres’. A cada ano o programa de tabagismo, segue a diretriz da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, através do coordenador do estado do programa de tabagismo, Samir Feirutti.

Através da continuidade do programa “Teresópolis livre 100% de tabaco”, a meta está provisionada para 2020, mas o objetivo maior é mudar a consciência sobre os males do tabagismo, mostrando o que essa indústria faz com cada um que cede ao apelo de fumar. Esse é o maior desafio do setor.

A capacitação do PSF do Meudon é o pontapé inicial para todos os PSFs se tornarem lugares de tratamento e lugares livres das 4.720 toxidades existentes no tabaco: cigarro, cigarrilha, cachimbo, narguilés, fumo de bali, charuto, entre outros.

 Texto e fotos: Sec. M. Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolisfoto 1