Governo do RJ lança serviço de monitoramento da retomada do turismo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020

Núcleo de Imprensa

Governo lança serviço de monitoramento da retomada do turismo

Ajudar o turista com informações básicas sobre o status dos serviços turísticos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Com esta proposta a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) disponibilizará, a partir desta sexta-feira (24/7), no site Turismo Consciente, uma seção com estes dados. A ideia é facilitar o planejamento da viagem neste início da retomada do segmento uma vez que, por conta da pandemia da covid-19, há diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização, publicados por cada cidade.

Para a secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, é fundamental estimular o turista a retomar as viagens com segurança.

– Nossas ações neste momento têm sido direcionadas a apoiar, facilitar e agilizar a organização das primeiras viagens dos turistas. O que está em funcionamento em cada cidade é uma preocupação constante de quem quer viajar. Na seção de informes, que será atualizada sempre que novos decretos municipais forem publicados, esse visitante tem todas as informações que possibilitarão um passeio tranquilo.

Na aba, o público tem acesso aos status dos meios de hospedagens, bares e restaurantes, praias, parques, experiências turísticas, comércio em geral e sobre barreiras sanitárias para acesso às cidades ou a necessidade de comprovação de reserva. Para facilitar e agilizar o processo, a secretária e a equipe responsável pelo projeto se reuniu com representantes de todos os municípios e explicou a importância da participação deles com informações oficiais que alimentem o site periodicamente. Eles receberam, por e-mail e whatsapp, o formulário a ser preenchido. Para garantir a idoneidade dos dados publicados só serão aceitas respostas enviadas por gestores das prefeituras e secretarias de turismo municipais.

O portal onde está alocada a seção de informes dos decretos municipais, www.turismoconscienterj.com.br , permite ao público verificar nas cidades quais prestadores de serviços turísticos se comprometeram a cumprir os 10 mandamentos do Turismo Consciente que minimiza o contágio da covid-19. Por conta dessa autodeclaração, esses profissionais e estabelecimentos receberam o Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro