Guardas municipais fazem curso de condutores de cães

Guardas municipais de Teresópolis fazem curso de condutores de cães
Guardas municipais de Teresópolis fazem curso de condutores de cães

Guardas municipais fazem curso de condutores de cães

Teresópolis, 15 de janeiro de 2020 – Segue até o dia 20 de janeiro o 1º Curso de Condutores de Cães da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é a atualização de conhecimentos e o aprimoramento da técnica de condutores. “A capacitação permanente e a reciclagem são necessárias para a eficácia do serviço prestado à população, em colaboração com as forças policiais”, destaca Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública.

Com carga de 100 horas-aula, o curso é realizado na sede da GCM e tem atividades em campo. A parte teórica inclui palestras e instruções sobre os aspectos legais do uso e condução de animais no patrulhamento e cuidados veterinários. No dia 20 acontecerá um treinão e a formatura será realizada no dia 21, na Prefeitura.  

As aulas são ministradas por profissionais da Coordenadoria de Recursos Especiais/Polícia Civil, do Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis, por adestradores e veterinário e por instrutores da Guarda Municipal.

A Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis atua desde 2014 em ações conjuntas com a Polícia Militar. “A companhia não possui cães próprios. Trabalhamos com sete animais dos canis Gold K9, K9 e JATI. Os cachorros são treinados e utilizados no patrulhamento, busca de explosivos, armas e drogas, entre outras atividades”, explica Gil Wellington, comandante da GCM.

Os cães também fazem parte do projeto de cinoterapia, trabalho terapêutico implantado pela Guarda Municipal em 2019. Os animais são conduzidos a instituições como asilos e a setores públicos, como o Centro de Assistência Psicossocial e o Centro de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil, onde interagem com idosos, crianças e adolescentes. Dessa experiência costumam ser observados benefícios psicológicos e sociais pelos pacientes e internos.  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis