I Conferência de Cultura de Teresópolis

i-conferencia-de-cultura-de-teresopolisI Conferência de Cultura de Teresópolis será realizada na próxima semana

Teresópolis, 18 de setembro de 2009 – A I Conferência de Cultura de Teresópolis será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, próximas terça e quarta-feira, das 8h às 18h, no Teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch. O evento vai reunir representantes de instituições culturais e educacionais, associações, organizações não-governamentais, poder público e sociedade civil. O debate e a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis são os principais objetivos do encontro.

A conferência será realizada com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura, sob a orientação da II Conferência Nacional de Cultura. A programação inclui palestras e formação de grupos de trabalho, onde os representantes dos mais diversos segmentos ligados à cultura irão debater as propostas e formular as diretrizes que vão nortear a construção do Plano Municipal de Cultura.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 22, às 9h, e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Prefeito Jorge Mario Sedlacek; o secretário de Cultura, Wanderley Peres; o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, professor Adair Rocha; e a coordenadora da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC, Ana Lúcia Pardo; além de representantes do Governo do Estado e do Fórum Municipal de Cultura. Logo após a abertura, acontecerão as palestras, englobando cinco eixos temáticos: I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; II – Cultura, Cidade e Cidadania; III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável; IV – Cultura e Economia Criativa; e V – Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Entre as metas, a realização da conferência visa subsidiar o Município, em especial os órgãos gestores da área cultural na definição das diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura; auxiliar o mapeamento da produção cultural do Município, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades bem como estabelecer prioridades e metas para o futuro; colaborar e incentivar a organização de redes sociais culturais em torno de planos e metas comuns, bem como a interação regional nas ações artísticas e culturais, visando a facilitação e o fortalecimento, mediante o estabelecimento de novas redes de produtores culturais; e identificar e fortalecer a transversalidade da Cultura em relação às políticas públicas nos níveis de governos municipal, estadual e federal.

Durante o evento, também serão eleitos os delegados municipais que participarão da Conferência Estadual de Cultura, que será realizada até dezembro, representando Teresópolis. Na ocasião, será publicado o decreto que recriará o Conselho Municipal de Cultura.

Para o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a conferência representa a oportunidade ideal para legitimar o exercício democrático da cidadania. “Serão dois dias de profundo embasamento e proveitosa troca de ideias e informações, com significativa participação da sociedade, já interessada pelo assunto. Juntos, formularemos as diretrizes necessárias para promover a verdadeira transformação cultural que Teresópolis tanto anseia e necessita”, comenta.

As inscrições para a I Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas no dia 22 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº), das 8h às 9h.

Programação da I Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis

22 DE SETEMBRO

  • 8h às 9h – Credenciamento dos participantes / Café da manhã
  •  9h – Abertura
  • 9h30 – Apresentação do Regimento Interno para aprovação
  • 10h Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura
  • 12h – Almoço
  • 13h30 Eixo II – Cultura, Cidade e Cidadania
  • 14h30Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
  • 15h30 Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
  • 16h30Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
  • 17h30 – Confraternização

23 DE SETEMBRO

  • 9h – Formação dos Grupos de Trabalhos
  • 9h15 – Estudo dos Eixos Temáticos e sub-eixos
  • 11h – Formulação das diretrizes por grupo de trabalho
  • 12h – Almoço
  • 13h30 – Plenária dos Eixos Temáticos

            – Apresentação dos relatórios finais de cada eixo temático

  • 16h10 – Plenária Final

            – Votação (apresentação das propostas)

            – Relatório final geral;

  •  17h – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual de Cultura 
  • 17h30 – Encerramento das atividades

            – Apresentação Cultural

            – Confraternização

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis