Laboratório móvel contempla produtores

1 - O Fertmóvel é um laboratório completo montado dentro de uma van e voltado a análises de fertilidade do solo. Foto Andreia Constâncio.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

 Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2016

Núcleo de Imprensa

Laboratório móvel contempla produtores

Resultado de uma parceria entre instituições agrícolas e de pesquisas, a unidade fará análises de solo no campo

O Fertmóvel, um laboratório completo montado dentro de uma van e voltado a análises de fertilidade do solo, foi inaugurado no Instituto Bélgica (Ibelga), escola técnica agrícola de Nova Friburgo. Desenvolvido pela Embrapa Solos, o veículo tem como meta incentivar as análises de solos e facilitar o acesso dos produtores rurais a esse tipo de serviço, fundamental para a preservação do meio ambiente e a melhoria da produtividade na agricultura.

– Até agora, o Rio de Janeiro contava apenas com dois laboratórios de solo, ambos em Campos dos Goytacazes. Por isso, muitos agricultores precisavam recorrer a laboratórios em Minas Gerais e no Espírito Santo para fazer as análises – explicou a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos, Denise Werneck.

Nesse primeiro momento, o Fertmóvel ficará baseado no Ibelga e fará análises de áreas de toda a Serra. Um professor e três ex-alunas da instituição de ensino foram capacitados para as avaliações. Segundo Denise Werneck, assistência técnica para correções de práticas de manejo do solo, como calagem e adubação, será feita pelos extensionistas e agrônomos da Emater e da Secretaria municipal de Agricultura de Friburgo.

Foto: Andreia Constâncio

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro