Lançamento do “Limpa Rio” dia 14-10 com a presença do Governador do Rio

Teresópolis será o primeiro município a receber investimentos de programa de limpeza de rios para prevenção de enchentes do Governo do Estado

Evento de lançamento do “Limpa Rio” acontece na próxima segunda-feira (14) com a presença do Governador e do Vice-governador do Estado

Nesta segunda-feira (14/10), em evento na antiga fábrica da Sudamtex no Centro de Teresópolis, com a presença do governador Wilson Witzel, o vice-governador Cláudio Castro e a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, será retomado no Estado o Programa Limpa Rio. O Governo Estadual escolheu Teresópolis como primeiro município a ser contemplado com o programa, que prevê os serviços de desassoreamento e requalificação das margens dos rios Príncipe, Paquequer e o Córrego Imbuí.

“O serviço será executado numa parceria da Prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente e, somado ao trabalho que temos intensificado de limpeza urbana, vai contribuir com o aumento da velocidade do curso d’água, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas. Somos gratos ao governador Wilson Witzel pelo apoio que tem dado a Teresópolis e por ter escolhido o município para retomar este programa, que vai dar mais tranquilidade para os moradores de Teresópolis, especialmente no verão”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.

Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa. O conjunto de intervenções beneficia os principais rios das localidades, em que foram registradas recorrências de inundações. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas da Região Serrana sejam beneficiadas com as intervenções diretamente.

Cheque verde para o Parque Natural Montanhas de Teresópolis

Além da retomada do programa estadual, o Governo do Estado também entregará, nesta segunda-feira (14/10), um cheque verde para a Prefeitura de Teresópolis, para investimentos no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio do Fundo da Mata Atlântica, serão destinados mais de R$ 430 mil para a unidade de conservação.

“O valor do cheque verde será usado para aquisição de veículos e equipamentos necessários para a manutenção do Parque”, afirma o Coronel Flávio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

Com seus recém-comemorados 10 anos de criação e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam as afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região. 

Serviço:

  • Quando: segunda-feira (14/10), às 10h30
  • Onde: Antiga fábrica da Sudamtex, Rua Nilza Chiapeta, 150, Centro – Teresópolis

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis