Médico da Suíça que já atuou no HCTCO compartilha experiências no UNIFESO Teresópolis

Professor MEdicina Suiça (16)Médico da Suíça que já atuou no HCTCO compartilha experiências no UNIFESO

Uma nobre visita vinda da Suíça trouxe ao Centro Universitários Serra dos Órgãos (UNIFESO) recordações de momentos históricos aos acadêmicos da Instituição. Médico que realizou a primeira cirurgia cardíaca no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) há mais de quarenta anos e que ocupou a chefia da equipe da emergência da unidade naquela época, o dr. João Nunes Ulyssea voltou às instalações do Centro Universitário e do Hospital das Clínicas neste mês de maio para compartilhar experiências da vida e da profissão. “A FESO está crescendo muito e é visível seu progresso durante estes anos”, observou o médico, que está trabalhando há 28 anos na Suíça.

Ele foi recebido pelo professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO, que confessou que “a vinda do João, um grande profissional e colega, é uma carga emocional muito grande. Com ele aprendi lições de vida que valem muito mais do que aulas expositivas, por exemplo. Reencontrá-lo foi muito importante por revivermos momentos marcantes da nossa Instituição”. O doutor João Ulyssea expressou seu carinho pelo ofício, declarando que “a Medicina é uma profissão muito gratificante em que fazemos por amor”.

Formado em 1972 e hoje Médico da Família na Suíça, João atua nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica e Neurologia. Em sua visita ao UNIFESO, ele ainda proferiu no dia 17 a palestra “Dos sintomas oculares ao diagnóstico de Medicina Interna”, para um público de professores e estudantes da área da saúde.

Fonte: Unifeso Teresópolis Professor MEdicina Suiça (3)