Prefeito Jorge Mario cobra e Ampla dá alternativas para amenizar problema de energia elétrica no 3º Distrito

reuniao-ampla-43Prefeito Jorge Mario cobra e Ampla dá alternativas para amenizar problema de energia elétrica no 3º Distrito

Teresópolis, 9 de fevereiro de 2010 – Execução, ainda em fevereiro, do serviço de remanejamento de carga da linha principal de transmissão de energia, para regularizar o nível de tensão e amenizar os apagões no 3º Distrito, equipe técnica de plantão 24h no período de Carnaval baseada na região e apresentação de um cronograma de ações, dentro de dez dias, para antecipar algumas obras emergenciais. Essas foram as alternativas apresentadas ao Prefeito Jorge Mario, por representantes da concessionária de energia elétrica em reunião realizada na última sexta, 5. O Prefeito vem atuando como interlocutor da população junto à Ampla desde 27 de janeiro, quando foi realizada a primeira reunião sobre o assunto. O encontro da última sexta foi acompanhado pelos secretários José Alexandre Almeida (Governo e Coordenação), Fernando Mendes (Agricultura), Paulo Marchesini (Obras e Serviços Públicos) e também por empresários dos setores comercial e hoteleiro e produtores rurais da região.

“Nosso Governo elaborou um plano de desenvolvimento econômico para Teresópolis, com metas e diretrizes a serem cumpridas. Para o seu sucesso dependemos da qualidade do fornecimento de energia elétrica, principalmente no 3º Distrito, área afetada pela constante queda de energia elétrica e a precariedade do atendimento dos moradores. É naquelaregião que se concentra a maior produção agrícola do município e uma expressiva atividade turística, os principais pilares da economia do nosso município”, ressaltou o Prefeito Jorge Mario, após aprovar as alternativas apresentadas pela Ampla. “Não buscamos um embate, mas uma solução definitiva para o grave problema de energia elétrica naquela região”, completou o Prefeito.

Durante a reunião, o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, entregou aos representantes da Ampla um ofício do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável solicitando providências para a regularização do fornecimento de energia elétrica no 3º Distrito. Ele informou que o ofício foi enviado também para o Ministério Público Estadual. “É uma situação emergencial, pois a precariedade do fornecimento de energia elétrica prejudica moradores, produtores rurais, os setores da agroindústria e hoteleiro. O desenvolvimento daquela região depende da solução rápida desse grave problema”, cobrou.

O empresário Idenir Santos ficou satisfeito com o resultado da reunião. “A Ampla apresentou um projeto, cumprindo o que tinha prometido na reunião anterior. Esperamos que as metas sejam realmente cumpridas. Outra reivindicação é que a concessionária instale um posto avançado no 3º Distrito, com equipes de plantão, para melhorar o atendimento”, comentou. Dono de uma oficina mecânica, Geovani Pinheiro está na expectativa de uma solução definitiva. “Temos urgência nisso. E a interlocução do Prefeito Jorge Mario certamente vai nos ajudar”.   

Investimentos

O responsável técnico da Ampla na Região Serrana, Sérgio Carvalho, fez um balanço de como a concessionária de energia elétrica assumiu o serviço, no final de 2008, no lugar da Certef – Cooperativa de Eletrificação Rural Teresópolis-Friburgo. Com 228 quilômetros de extensão, a rede encontrava-se bastante deteriorada, com postes e cabos sem condições de uso, transformadores danificados e fora dos padrões técnicos.

De agosto de 2008 a setembro de 2009 foram feitas 1.500 podas de árvores, substituídos 600 metros de condutores, 63 postes e 61 transformadores. Apesar da Ampla ter investido mais de R$ 1 milhão nesse período, a empresa alegou que ainda não foi possível executar um plano para corrigir a sobrecarga no circuito, problema responsável pelas constantes quedas de energia. Para 2010, a concessionária pretende investir na revisão de toda a linha de transmissão de energia elétrica no 3º Distrito, com a instalação de um regulador de tensão e de bancos de capacitores, entre outros serviços.

“A preocupação da Ampla é atender os seus clientes com qualidade. Desde 2008 foram investidos mais de R$ 1 milhão na região anteriormente atendida pela Certef, para a melhoria do fornecimento de energia elétrica. E agora caminhamos para a apresentação de um cronograma de ações para 2010”, informou Giovanni Araújo, Gerente de Clientes Institucionais da Ampla. “Uma reunião como essa, comandada pelo Prefeito Jorge Mario, é uma importante estratégia para estreitar os laços com os clientes e identificar os problemas que devem receber atendimento prioritário”, completou. Também acompanharam a reunião, representando a Ampla, Rafael Hoelz (Executivo Institucional do Pólo Serrano), Guilherme Brasil (Relações Institucionais), Carlos Eduardo de Souza (responsável por novos negócios e gestão) e Aluisio Pereira (Coordenador de Manutenção de Teresópolis).

Fotos: crédito para Marco Esteves

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis reuniao-ampla-60