Prefeitura faz primeira aquisição através de pregão eletrônico

Prefeitura faz primeira aquisição através de pregão eletrônico

Comprada com recurso de emenda parlamentar, retroescavadeira será destinada para a manutenção das estradas rurais

Teresópolis, 5 de agosto de 2020 – Realizado com sucesso nesta segunda-feira, 3, o primeiro pregão eletrônico da Prefeitura de Teresópolis para compra de uma retroescavadeira. Duas empresas participaram do certame e a vencedora é do estado de Goiás. Com preço estimado de R$ 240 mil, o equipamento foi adquirido por R$ 229 mil e o prazo previsto para entrega é de 30 dias. A retroescavadeira será destinada à manutenção das estradas rurais pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O pregão presencial e eletrônico para a aquisição de bens e serviços pela administração pública municipal foi regulamentado em julho pelo Decreto Municipal 5.334/2020, assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen. Os objetivos da iniciativa são aumentar a concorrência nas licitações, reduzir os preços nas compras do Executivo e gerar mais economia aos cofres públicos.

“Estamos antenados com uma ferramenta que nos permite atingir fornecedores de todo o território nacional pela internet. Isso torna as aquisições mais vantajosas para o poder público, devido a uma disputa mais acirrada de preços. O melhor uso do dinheiro público é um compromisso desta gestão”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen. 

“O pregão eletrônico é um procedimento mais simples, mais prático, mais célere e aumenta muito a concorrência, atingindo tanto fornecedores locais como de outras partes do Brasil e que não viriam em um pregão presencial no Município”, acrescenta Lucas Pacheco, secretário municipal de Administração.

A retroescavadeira foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Felício Laterça (PSL), através do Programa de Fomento ao Setor Agropecuário, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações sobre o repasse ao município estão disponíveis na Plataforma Mais Brasil/Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse). 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis