Projeto Ambiente Animal chega ao interior do estado

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2018

Núcleo de Imprensa

Projeto Ambiente Animal chega ao interior do estado

 Programa oferece castração gratuita, feira de adoção e incentivo à guarda responsável

 Castração gratuita, feira de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável são alguns dos serviços que o projeto Ambiente Animal ofereceu para os moradores de Vassouras, no Médio Paraíba Fluminense.  O programa tem a finalidade de minimizar os impactos causados por cães e gatos na fauna silvestre das unidades de conservação.

O projeto foi lançado em maio deste ano, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, para atender às comunidades situadas no entorno e na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca.

Expectativa

Em Vassouras, os beneficiários foram os moradores que vivem no entorno do Parque Estadual da Serra da Concórdia e do Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba, unidades de conservação situadas no território da cidade. A expectativa é castrar cerca de 300 animais, entre cães e gatos, em um período de 30 dias. Depois, o projeto segue para Valença.

As castrações em Vassouras começaram ontem e foram realizadas em um contêiner, batizado de Castramóvel Ambiente Animal, totalmente adaptado para a realização desse tipo de cirurgia. Os animais foram mapeados pela equipe do Viva Rio Socioambiental e das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social do município.

– Após uma triagem inicial dos mobilizadores, a equipe do projeto irá entrar em contato com os moradores para agendar dia e horário para seu animal ser castrado – afirmou a coordenadora de Projetos Socioambientais do Viva Rio, Márcia Rolemberg.

Educação ambiental

O projeto também vai promover atividades de educação e sensibilização ambiental, com o objetivo de apresentar às comunidades a importância da castração e da guarda responsável para a saúde do animal e para a conservação da fauna silvestre. Também será desenvolvida  pesquisa que vai enfatizar o andamento e os resultados do projeto nas comunidades contempladas. Esses resultados serão discutidos e apresentados em um seminário técnico-científico.

O programa é uma iniciativa da Secretaria do Ambiente, e será executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental, que firmou Termo de Cooperação Técnica com a Can & Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental.

Foto: Divulgação 

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro