Seminário de Computação e Informática do UNIFESO celebra 15 anos

XV Seminário Computação e Informática (5)Seminário de Computação e Informática do UNIFESO celebra 15 anos

O curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) comemorou neste ano a 15ª edição do Seminário de Computação e Informática, realizado entre os dias 1º e 3 de junho, com número recorde de participantes. Com a missão de proporcionar novas experiências aos estudantes de todos os períodos do curso, o professor Laion Manfroi contou que nesta edição comemorativa “optamos por valorizar os acadêmicos da casa, como egressos e professores que vão compartilhar o sucesso e suas experiências”. Quanto ao conteúdo, o professor afirmou que foram selecionados “temas bem atualizados de interesse mútuo da área de computação que se conectam”.

O professor Eugênio Silva, da disciplina de Inteligência Computacional, leciona no UNIFESO há 15 anos e está entre os ilustres convidados para palestrar. “Este tipo de integração que o evento promove é muito importante. A participação dos alunos que se formaram no curso mostrando sua bagagem é um incentivo aos graduandos e motivo de orgulho a nós professores. Fora que este retorno é muito gratificante também para o próprio egresso”, avaliou o professor Eugênio. Ele abordou no dia da abertura o tema “IoT – Internet of Things – O que o futuro nos reserva”.

Logo após foi a vez do egresso Gustavo Decarlo Ferreira, formado desde 2011 e que atualmente trabalha no mercado de Digital Analytics, na Globo.com. Ele falou sobre “Big Data: Os Novos Desafios”. “Vejo que nos cursos de tecnologia em geral os estudantes focam muito em desenvolvimento e acabam não percebendo que há muito além, como esta área de armazenamento de dados, marketing, entre outros segmentos que estão estourando no mercado e criando novas oportunidades de atuação”, analisou. Maratona_crédito Leandro Chernicharo (3)

A programação do evento também tratou dos temas “Oportunidades para um bom aproveitamento do curso de Ciência da Computação”, ministrado por Leonardo de Oliveira Jasmim, egresso do curso e mestrando no LNCC, e “O mercado de games corporativos e de entretenimento para o profissional de TI”, por Rodrigodraw Miguel, desenhista do mercado norte americano de quadrinhos.

Maratona de programação

A Maratona Interna de Programação também bateu um recorde neste ano, reunindo dez equipes, cada uma com três participantes. A novidade foi que, entre os competidores, teve uma equipe formada só por alunas, que ficou entre as primeiras colocadas. Da competição, três equipes vencedoras irão para a etapa da maratona de programação regional a ser realizada neste ano, no Rio de Janeiro.

Fotos: divulgação/crédito Leandro Chernicharo 

Fonte:Unifeso Jornalismo Maratona_crédito Leandro Chernicharo (2)