Sesc Barra Mansa e a Feira do Livro de Resende (FLIR)

SESC Barra Mansa leva mais de 140 atividades para a Feira do Livro de Resende (FLIR)

São mais de 48 horas de programação de Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Saúde para toda a família

RESENDE – A Unidade do Sesc Barra Mansa leva o melhor da sua programação para a Feira do Livro de Resende (FLIR) até o dia 09 de junho, das 9h às 21h, na Área de Exposições de Resende. Ao todo, serão mais de 140 atividades de Esporte e Recreação, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Saúde para toda a família. A população poderá desfrutar de mais de 48 horas de programação. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.

No dia 07 de junho, o Sesc Barra Mansa leva à feira uma série de oficinas, palestras, debates, exposições, além de orientações de saúde e performances circenses. A lista completa das atividades desta quinta-feira encontra-se abaixo. Na área de literatura, terá a oficina de Marcador de Livro, com confecção de marcador de livro; Oficina de Palitoche, com confecção de palitoche com personagens da literatura brasileira; Oficina de Ponteiras, com confecção de ponteiras com personagens da literatura brasileira e a Oficina de Jogo da velha, com confecção de jogo da velha com personagens da literatura brasileira

Já na área de saúde, por exemplo, o público presente também poderá aferir pressão arterial, glicose e colesterol além de receber outras dicas de saúde com o Bocão Inflável atividade com interação com o público sobre temas relacionados à saúde bucal.

Narcisa Amália, a primeira mulher a se especializar no ramo de jornalismo no Brasil, conhecida pelos seus artigos e prosas em favor da Abolição da escravatura, defensora da mulher e de minorias, será a grande homenageada da FLIR deste ano. A FLIR conta com a participação de escritores e artistas regionais e nacionais, além da divulgação e democratização do acesso à livros promocionais, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos presentes. Nos quatro dias de evento, todas as atividades da programação são gratuitas, beneficiando mais de 13 cidades em torno de Resende.

Como missão, o Sesc RJ visa estimular o debate sobre temas contemporâneos, para isso, realizará uma Campanha contra o feminicídio, para promover a prevenção de violência contra a mulher e informar sobre o que é feminicídio. Além disso, também terá a Campanha Atento aos Sinais, uma forma de sensibilizar e orientar pais e responsáveis sobre os principais sinais que crianças podem apresentar diante do abuso sexual. O público presente também poderá conferir a “Oficina: Fios da diversidade”. É uma forma de o Sesc Barra Mansa trabalhar as diversidades regionais, informando e mostrando sobre penteados e costumes populares como turbantes, tererês, dread e tranças, ambientando a população às diferentes realidades culturais.

A instituição também tem por objetivo estimular práticas socioambientais nos indivíduos e comunidade, para isso, realizará uma série de oficinais com temáticas relacionadas. Entre elas estão: a exposição “História do uso de plantas medicinais”, passando por rezadeira até as aprovadas pela Anvisa; a Oficina “Noções de bordado”, estimulando o faça você mesmo e sensibilizando sobre a questão ambiental; Oficina ”Cavalinhos de madeira”, com confecção de brinquedos (cavalinhos) utilizando como matéria-prima principal materiais recicláveis e a exposição Meio Ambiente, que visa sensibilizar sobre as questões ambientais como geração resíduos, poluição das águas,  do ar, do solo etc.

O objetivo principal do evento é popularizar o livro através da democratização do acesso, fomentando a leitura, a arte e a cultura além de apoiar o mercado econômico do setor. Além de estar em consonância com as diretrizes do Sesc RJ, a instituição também tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece, assim, acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 – BliblioSesc, 6 – OdontoSesc, 1 – CineSesc).

Fonte: Sesc RJ / Sérgio Vieira