Sesc RJ celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com mais de 140 atividades em todo o estado

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Sesc RJ celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com mais de 140 atividades em todo o estado

Programação inclui uma série de atividades em Teresópolis, nas unidades do Sesc, em escolas públicas, na Calçada da Fama, na Unifeso e no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

TERESÓPOLIS – O Sesc RJ está celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com mais de 140 atividades em todo o estado. A programação, que se estende até o fim do mês, se concentrando nesta primeira semana, inclui exposições, oficinas, intervenções artísticas, exibições de filmes, espetáculos teatrais e cursos diversos, tanto nas unidades do Sesc RJ como em instituições parceiras, tudo com entrada franca. O objetivo é educar e sensibilizar a população para a importância da preservação da natureza, através do uso racional dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos, assim como seu reaproveitamento.

Em Teresópolis, o Sesc RJ levará para escolas públicas a oficina “Natureza é o Bicho”, sobre animais da fauna brasileira, sensibilizando os participantes, em especial os moradores de Teresópolis, sobre animais que existem em áreas protegida e Unidades de Conservação localizadas no município. Os estabelecimentos de ensino também receberão apresentações artísticas abordando reflorestamento, degradação e recuperação ambiental, espécies exóticas e seus impactos ambientais, além de rodas de conversa em são apresentadas as tecnologias que usam fontes alternativas de energia que fazem grande diferença na economia e na preservação ambiental.

Completam a programação oficina de plantio, no Sesc Alpina; exposição de sementes, na Calçada da Fama; exposição sobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na Unifeso; oficina “Interações com a natureza”, no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis; e oficina de estamparia botânica e feira de troca de objetos usados, no Sesc Teresópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2743-6939.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SESC RJ EM TERESÓPOLIS

OFICINA NATUREZA É O BICHO

Parceiro: Escolas públicas

Durante a semana do meio ambiente, essa oficina divertida oferecerá ao público informações sobre animais da fauna brasileira, sensibilizando os participantes, em especial os moradores de Teresópolis, sobre animais que existem em áreas protegida e UC’s localizadas no município.  Os participantes poderão manipular bonecos com os personagens Onça, Preguiça e Macaco, um estímulo à valorização da diversidade da fauna brasileira. A atividade possui caráter coletivo, o que proporcionará a interação entre amigos, pais e filhos. Os participantes poderão também vestir os personagens e fotografar à vontade.              

Local: Escolas públicas, mediante agendamento

Dias 04, 05 e 06 de junho, das 9h e 14h


VIVÊNCIA – A JACA E A JAQUEIRA          

Parceiro: Escolas públicas

A vivência contará com 4 apresentações artísticas intitulada “A Jaca e a Jaqueira” com abordagem dos temas: reflorestamento, degradação e recuperação ambiental, espécies exóticas e seus impactos ambientais. A programação fará parte da programação do mês do Meio Ambiente.

Local: Escolas públicas, mediante agendamento

Dias 05 e 06 de junho, das 10h e 14h


OFICINA DE PLANTIO   

Sesc Alpina        

As oficinas abordarão técnicas de plantio, compostagem, adubação e cultivo de plantas ornamentais.

Local: Sesc Alpina

Dias 02 e 09 de junho, das 9h às 14h


OFICINA INTERAÇÕES COM A NATUREZA

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Atividade conduzida por um educador ambiental nas áreas verdes do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, especialmente para escolas. Os participantes serão estimulados a observar as espécies arbóreas, insetos e outros elementos da natureza, para perceber a importância da biodiversidade e conceitos de conservação ambiental.           

Local: Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Dia 7 de Junho, às 9h


VIVÊNCIA – FEIRA DE TROCAS   

A Feira de Trocas possibilita aos participantes a troca de objetos novos e usados, em bom estado de uso, no intuito de estimular mudanças de hábitos, o consumo consciente, a economia solidária e os princípios da sustentabilidade, com a perspectiva de aumentar o tempo de vida útil desses materiais.

Local: Sesc Teresópolis

Dia 8 de junho, das 10h às 16h


OFICINA DE ESTAMPARIA BOTÂNICA

A técnica de estamparia botânica utiliza vegetais para pigmentação. As cores são extraídas de flores e plantas. Este tingimento em tecido, pode ser feito em qualquer tipo de peça, desde roupas até acessórios, personalizando o material.

Local: Sesc Teresópolis

Dia 8 de junho, das 10h às 13h e das 14h às 17h


EXPOSIÇÃO ODS – OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Parceiro: UNIFESO – Centro Universitário da Serra dos Órgãos

A Exposição apresenta os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, que devem ser implementados até 2030, por todos os países do mundo. O público será informado sobre a importância da proteção do planeta, o combate à pobreza e a fome, a qualidade de vida, a educação, a gestão da água, a sustentabilidade, a defesa dos direitos humanos, a igualdade de gênero e a paz, entre outros temas, no intuito de propiciar reflexões que possam contribuir para a mitigação de impactos ambientais e sociais, numa ordem planetária.             

Local: UNIFESO – Centro Universitário da Serra dos Órgãos

Dias 5, 6 e 7 de junho, das 9h às 21h


CARPOTECA EXPOSIÇÃO DE SEMENTES               

Parceiro: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Carpoteca constitui um pequeno acervo de sementes de variados formatos, tamanhos, texturas e cores, que permite aos visitantes observar e conhecer a biodiversidade das espécies botânicas. Propicia a interação do público com a identificação e caracterização de árvores e plantas. No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc Teresópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará a exposição da Carpoteca na Calçada da Fama, aberta ao público em geral.       

Local: Calçada da Fama

Dias 5 de junho, das 10h às 17h


RODA DE CONVERSA – A TECNOLOGIA A FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Parceiro: Escolas públicas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as rodas de conversão vão abordar o uso da tecnologia para a preservação do meio ambiente, com alternativas de baixo impacto ambiental. Tecnologias que usam fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica podem fazer uma grande diferença na economia e na preservação ambiental.         

Local: Escolas públicas, mediante agendamento

Dias 4, 5, 6 e 7 de junho, das 8h às 12h

Fonte: Sesc Teresópolis / Wando Soares