Teresópolis comemora o Dia Nacional da Cultura

Entrega do Prêmio Educação XXI na Casa de Cultura
Entrega do Prêmio Educação XXI na Casa de Cultura

Teresópolis comemora o Dia Nacional da Cultura

Teresópolis, 09 de novembro de 2021 – Na última sexta-feira, 5 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional da Cultura. E para marcar a data, diversas atividades foram realizadas em Teresópolis ao longo do fim de semana, promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Iniciada na sexta-feira, 05/11, a programação pelo Dia da Cultura abrangeu diversas linguagens artísticas. “Dentro das possibilidades, já que ainda trabalhamos com protocolos de segurança, conseguimos marcar de forma eficiente o Dia Nacional da Cultura. Tivemos atividades diversificadas, em vários formatos, atendendo artistas e públicos variados. Uma comemoração democrática, exatamente como a Cultura deve ser”, destaca a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

A programação incluiu atividades em quatro locais. Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, foi realizada na sexta, 5, a Roda de Memória, com música e poesia, e também a abertura da Exposição de fotografias Olhares, do Lar Tia Anastácia, que pode ser visitada até o dia 28 deste mês, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, também na sexta, 5, foi aberta a exposição coletiva Contos em Fios, onde 12 artistas ilustram 12 contos do livro homônimo, da escritora Ana Maria de Andrade. No local, foi realizada ainda a entrega do Prêmio Educação XXI, promovido pela Academia Teresopolitana de Letras (ATL), em parceria com os cursos de Formação de Professores dos colégios estaduais Euclydes da Cunha e Edmundo Bittencourt. O evento incluiu palestra e sessão de autógrafos da coletânea Educação XXI, que reúne os textos premiados.

No Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, foi realizada edição especial da feira de artesanato Teresópolis Artes Manuais, com estandes abertos no sábado e no domingo, dias 6 e 7. E finalmente no domingo, 7, foi realizado o recital do Projeto Música na Matriz, com os músicos Douglas Clemente e Mariane Cândido, que encerrou a programação.      #terecultura #culturateresopolis #dianacionaldacultura

Texto: Geórgia Jahara

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis