Teresopolitano faz parte da História do Hockey no Gelo no Brasil

História do Hockey no Gelo no Brasil

No Brasil, começou praticado por imigrantes ex-jogadores em seus países de origem. Em pouco tempo, o ice hockey atraiu jovens que freqüentavam as pistas de gelo existentes. Acredita-se que o primeiro jogo de Ice Hockey no Brazil foi jogado em 1967, no Hotel Quitandinha, Petrópolis (durante 8 anos). Em 1978, o ice hockey era resumido com times jogando nos rinks usados para apresentação do Holiday on Ice. Em 1985, o Brasil tinha cinco times adultos e cinco times juniores, 180 jogadores adultos e 130 juniores, e cinco rinks com gelo artificial, apenas um com tamanho oficial no Rio de Janeiro. No Barrashopping (RJ), Morumbi Shopping, Bourbon Shopping (SP), Internacional Shopping (Guarulhos), era praticado o Hockey no Gelo, com escolinhas e times que participavam de campeonatos nacionais e internacionais.

Desde 1985, o Professor Alexandre Capelle, com formação em Educação Física e com cursos de Ice e In Line Hockey nos Estados Unidos e Canadá (onde residiu por algum tempo), fazia parte do quadro de atletas do time e era o responsável pelo treinamento das categorias inferiores do clube Rio Ice Hockey, localizado no Barra Shopping, Rio de Janeiro. Também treinou equipes em São Paulo, onde levou alguns times para participar de campeonatos internacionais nos Estados Unidos e Canadá.Nascido na cidade serrana de Teresópolis RJ, o atleta,professor e treinador, Alexandre Capelle Jr, luta para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

cbhg_01Em 1996, foi fundada a CBHG (Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo), filiada a IIHF desde então. Foram implantadas as regras do gelo adaptadas ao nosso país tropical, através do hockey in line, com excepcional evolução.

fphgEm 2007, foi fundada a F.P.H.G. (Federação Paulista de Hockey no Gelo) e através da Capelle´s Hockey School, escola de hockey no gelo, inicia um novo trabalho visando criar futuros atletas olímpicos e também um novo trabalho para desenvolver categorias de base no Brasil.logo_capelle_140x129

Aulas individuais e em grupos para iniciantes e atletas avançados.

Clínicas para times, aperfeiçoamento técnico e tático.

Local: Shopping Eldorado, 2º subsolo

Horários:
– Quartas e Sextas: das 08:00 às 11:30 hs
– Sábados: das 07:00 às 11:30 hs
– treinos à noite.

Informações: Prof. Alexandre Capelle
Fones: (11) 3032-9248 /(11) 97459-6111

E-mail: capelle099@uol.com.br / capelle099@hotmail.comfphg-hockey

Fonte: http://www.fphg.com.br