Workshop Infância Protegida na Alterdata

Dia 25/09/18, terça-feira, a Alterdata Software realiza a segunda etapa do workshop Infância Protegida sobre o tema abuso sexual. O objetivo é alcançar toda a rede escolar de Teresópolis (RJ) na capacitação que prevê palestras com a autora do premiado livro infantil “Não me toca, seu boboca”, de Andrea Taubman. A escritora pesquisou o assunto durante anos para poder abordá-lo da forma mais adequada às crianças. Além de Andrea, os professores vão poder conhecer a experiência do Projeto Bem Me Quer, que trabalha com a importância de saber receber da criança o relato intacto e não interferir nas memórias. As escolas ainda vão ter a oportunidade de entrar em contato direto com o Conselho Tutelar, que vai falar sobre a relação dos colégios com as denúncias.
 
Após a primeira etapa do Infância Protegida, realizado pela empresa em maio, as escolas participantes encaminharam cinco casos para o Nudeca (Núcleo de Atendimento Especial de Crianças e Adolescentes): “As escolas estiveram na Alterdata e puderam conhecer o procedimento  correto e aplicá-lo de forma competente, tendo o cuidado de não influenciar o depoimento das crianças”, afirma Elizabeth Fizmil, assessora de projetos e parcerias.  “O principal objetivo da ação da Alterdata Social é articular escolas e instituições promovendo a interação dos profissionais com órgãos especializados para a melhor proteção das crianças.”, completa.
Programação
  • 09h à 09h30 – Leitura e apresentação do Livro: Não me toca, seu boboca, de Andrea Taubman
  • 09h30 à 10h – Projeto Bem Me Quer : Memórias virgens, a importância de saber receber um relato e não interferir nas memórias.Será ministrado Pela Psicóloga do Bem Me Quer.
  • 10h à 10h30 – Conselho Tutelar: Como fazer a denúncia, obrigatoriedades da Escola.
  • 10h30 à 11h – Polícia e Bem me quer: Escuta dirigida/ materialização da prova. A importância da Escola entender o trabalho de escuta do menor, para que a polícia receba uma ESCUTA limpa
Fonte: Maria Fernanda Macedo – Approach