agenda culturalCentro cultural Feso Pro Arteculturadestaqueseventosexposiçãoserra cariocatereteresopolis

XXIV Festival Poêterê no Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis

XXIV Festival Poêterê no Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis
XXIV Festival Poêterê no Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis

Centro Cultural Feso Pro Arte se prepara para receber atrações do XXIV Festival Poêterê

Entre os dias 13 e 14 de setembro, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) receberá o XXIV Festival Poêterê. Com o tema “A poesia da paisagem”, a nova edição irá refletir sobre as obras e legado do artista plástico e paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx.

Com as tradicionais 12 horas ininterruptas de atividades artísticas, o Poêterê engloba música, pintura, escultura e teatro. Além de recitais de poesia e literatura, oficinas e muito mais.

O evento receberá como convidados, artistas locais e de outras regiões do Brasil. Com entrada franca, o espaço estará recebendo estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) e também de escolas públicas municipais e estaduais.

Na sexta-feira (13), o festival será aberto com uma apresentação de ópera da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Salão Nobre. Já no sábado, a programação se estende das 10h às 22h.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival: www.unifeso.edu.br/test-environment/poetere/.

“O Poêterê é um festival de poesia que, ao longo de suas edições, acabou dando espaço para outras linguagens artísticas. Neste ano, inspirados em Burle Marx, convidamos paisagistas locais para expor trabalhos que pensam em como melhorar a cidade tendo em mente o belo”, explica a diretora da Pro Arte, Edenise Antas.

Salão de Arte em Arquitetura

Dentro desta temática, o festival também trará a IV Expo Arq & Urb Terê, com exposição de trabalhos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso. Às 18h da sexta-feira, será inaugurado o IX Salão de Arte em Arquitetura, que homenageará o também arquiteto paisagista, José Tabacow.

No sábado, das 10h às 12h, os alunos poderão participar de uma roda de conversa entre o arquiteto e paisagistas teresopolitanos.

Serão debatidas as contribuições de Burle Marx aos jardins históricos da Serra Fluminense.

Burle Marx, o poeta da paisagem

Reconhecido internacionalmente pela forma como pensou e criou suas obras, Roberto Burle Marx também é responsável pela introdução do paisagismo modernista em nosso país.

Encantando pela natureza da flora brasileira, também ajudou a catalogar mais de 30 plantas que levam o seu nome. Pensando neste aspecto botânico do artista, visitantes terão a oportunidade de passear por uma mostra que recria um típico caminho desenhado por ele.

Intitulado como “Brometálicas”, a exposição utiliza materiais descartados para criar bromélias, uma das plantas mais usadas pelo paisagista em seus trabalhos.

“Nossa instalação busca envolver os visitantes em uma experiência estética e meditativa, promovendo reflexão sobre a beleza que pode surgir da fusão entre o natural e o manufaturado”, comenta a artista visual Vanessa Barini, que também é membro do conselho do Centro Cultural.

Flict

Ainda dentro da programação do festival Poêterê, haverá a I Feira do Livro e da Cultura de Teresópolis (FLICT – 2024). Fruto da parceria entre o Centro Cultural Feso Pro Arte e Instituto Ama Leitura, a feira acontecerá entre os dias 11 e 14 de setembro com participação de escritores, lançamentos de livros, contação de histórias e muito mais.

A Flict 2024 homenageará o cartunista Ziraldo e é inspirada na obra “Flicts”, livro infantil publicado em 1969 pelo artista.

“A primeira feira literária de Teresópolis é a realização de um sonho que envolve anos de pesquisa na qual entendemos as necessidades do público infanto-juvenil da cidade e também dos autores locais a expor suas obras para o grande público”, disse a curadora do evento, Ana Maria de Andrade.

A programação completa está divulgada através das seguintes redes sociais: @‌feso.proarte e @‌institutoamaleitura.

Por Raphael Branco | Feso

Fonte: Unifeso Jornalismo