Acionamento das Sirenes – Defesa Civil de Teresópolis

Acionamento das Sirenes - Defesa Civil de Teresópolis
Acionamento das Sirenes – Defesa Civil de Teresópolis

Boletim e Nota oficial – Acionamento das Sirenes – Defesa Civil de Teresópolis 

 – No dia 12/01 foram registradas 11 ocorrências, sendo 7 relacionadas a árvores e 4 a deslizamentos. Não houve vítimas.

– Os maiores volumes de chuva registrados em 1 hora foram 45mm na Granja Florestal e 23,56mm em Bonsucesso.

– O município segue em Estágio de Atenção devido aos acumulados e à previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Em caso de emergência, ligue 199.

Acionamento das sirenes

– Considerando os altos índices acumulados para 30 dias e o grande volume de chuva que caiu sobre Teresópolis no final da noite do dia 12/01/2022 e a madrugada do dia 13/01/2022, o Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil Municipal de Teresópolis tomou a decisão de acionar preventivamente as Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme com a mensagem de Mobilização, enquanto as equipes de Agentes da Defesa Civil percorriam os bairros, realizando uma avaliação sobre a situação da chuva.

– Na medida em que os Agentes em campo retornavam com informações sobre a situação de cada bairro, o Monitoramento desmobilizava e desligava as Sirenes.

– A situação mais crítica em volume de chuva acumulada nos primeiros 15 minutos foi no bairro Granja Florestal. Os pluviômetros marcaram 45,8mm em 15 minutos, e devido à forte chuva, como o Sistema transmite dados através da Internet fornecida por telefonia celular, o Sistema parou de transmitir e travou nesta medição.

– Em alguns bairros as sirenes não tocaram, visto que o Sistema é o mesmo, com a mesma tecnologia e sujeito às mesmas falhas.

– Mesmo assim, a Defesa Civil julgou melhor fazer o acionamento geral, preventivamente, e designar as  equipes de Agentes da Área Técnica  para percorrer os bairros e retornarem com as avaliações sobre as condições locais.

Nosso objetivo é proteger vidas, o bem maior que Deus nos deu.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis