Alunos das escolas municipais de Teresópolis retornam às aulas presenciais

Alunos das escolas municipais de Teresópolis retornam às aulas presenciais
Alunos das escolas municipais de Teresópolis retornam às aulas presenciais

Alunos das escolas municipais de Teresópolis retornam às aulas presenciais

Teresópolis, 1º de setembro de 2021 – Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis retornaram às aulas presenciais, de forma gradativa, nesta quarta-feira, 1º de setembro. De acordo com a Secretaria de Educação, cerca de 70% dos alunos voltaram às aulas presenciais, conforme a capacidade de cada unidade escolar.

“Estamos muito felizes com o retorno dos nossos alunos às salas de aula, ao convívio com os amigos de escola e com os professores. Essa relação presencial é de extrema importância para o desenvolvimento deles e estava fazendo falta para todos. Lindo ver o brilho no olhar dos alunos. Tudo foi preparado com cuidado, carinho e zelo, de acordo com o que o Prefeito Vinicius Claussen sempre orientou”, frisou a secretária de Educação, Satiele Santos, enfatizando que os estudantes também estão recebendo uniformes (com 7 peças), material escolar e kit de higiene.

Com 256 alunos matriculados em turmas de Pré-escolar I e Pré-escolar II, em dois turnos, o Centro Municipal de Educação Infantil da Várzea retornou ao sistema presencial com todo o corpo escolar seguindo o protocolo de medidas sanitárias contra o coronavírus. “Preparamos tudo com muito carinho para o retorno dos nossos alunos. Fizemos uma reforma geral, pintamos a casa toda, reformamos o piso, recebemos fogão, freezer e geladeira novos para equipar a cozinha. Temos uma equipe maravilhosa. E estamos todos felizes com essa volta”, pontuou a diretora do CMEI, Cristina Nobre.

A diretora ressaltou ainda que a Secretaria de Educação providenciou a instalação de totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras, marcações de distanciamento, e orientou sobre os procedimentos de segurança. Além disso, a despensa foi abastecida com todos os produtos e alimentos necessários para o preparo das refeições dos alunos (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

Andriele Maia, mãe de Bernardo, de 5 anos, confirmou a felicidade de ver o filho voltar para o convívio escolar. “Meu filho estava ansioso para vir para a escola. Orientei ele sobre os cuidados que ele deve ter e me sinto segura com esse retorno, confio bastante na equipe da escola. Sei que todos estão fazendo o melhor por nossos filhos”.

Retorno Gradual e Seguro

O Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais de Teresópolis foi elaborado pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, um instrumento que vem foi amplamente discutido e aperfeiçoado em cada unidade escolar. O documento traz medidas individuais de prevenção e a biossegurança no contexto escolar com relação à prevenção do contágio do coronavírus.

Equipes da Educação e de Saúde trabalharam de maneira intensa na preparação do retorno dos alunos às unidades. Foram providenciados todos os equipamentos necessários para alunos e professores pudessem voltar às aulas presenciais com toda a segurança, com as adaptações necessárias nas unidades, de acordo com as visitas técnicas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

A gestão municipal também foram adquiriu os materiais de higiene específicos e disponibilizou EPIs para todos os alunos e profissionais das unidades, como máscaras de proteção e álcool em gel.

Fotos: Bruno Nepomuceno    

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis