Alunos de 79 escolas municipais voltam às aulas presenciais em Teresópolis

Alunos de 79 escolas municipais voltam às aulas presenciais em Teresópolis
Alunos de 79 escolas municipais voltam às aulas presenciais em Teresópolis

Alunos de 79 escolas municipais voltam às aulas presenciais em Teresópolis

Teresópolis, 8 de fevereiro de 2022 – A chuva desta terça-feira, 08/02, não atrapalhou a volta às aulas 100% presenciais em 79 escolas da rede municipal de ensino de Teresópolis. O clima foi de alegria e de expectativa depois de um longo tempo de aulas no sistema remoto e híbrido, por conta da pandemia.

“Damos boas vindas aos nossos alunos e a todos os educadores neste início de ano letivo! Será um ano desafiador, com muitas novidades listadas em um projeto pedagógico arrojado para aprimorar a qualidade do ensino na rede municipal de Educação”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen. “Nosso agradecimento às equipes diretivas, orientadores pedagógicos, professores e ao pessoal de apoio pelo acolhimento caloroso às nossas crianças e adolescentes, e aos pais e responsáveis pela confiança em entregar os seus filhos aos nossos cuidados”, completa Satiele Santos, secretária municipal de Educação.  

Com 900 alunos do pré I ao 5º ano, distribuídos em dois turnos, o Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, se preparou para receber os estudantes no primeiro dia do ano letivo. “Iniciamos um processo no fim do ano passado, com alunos divididos em semanas A e B para cumprir o distanciamento devido à pandemia. Com isso, as crianças foram aprendendo os protocolos. Hoje, temos 100% de alunos presentes na escola num clima de total confiança. Eles são instruídos a usar máscara, os espaços têm tapete sanitizante e álcool para higienização das mãos, os recreios são separados por faixa etária, de forma que não ocorra aglomeração. As crianças são ensinadas a se organizar e a fazer os procedimentos da forma mais correta possível”, explica a diretora Sandra Patrício da Rocha.

Aluno do 5º ano, Miguel Rocha, 10 anos, está cheio de expectativa. “Eu pretendo brincar, inventar brincadeiras, estudar, aprender mais. E me prevenir do coronavírus: passar álcool em gel, usar máscara, seguir todas as medidas”, garante.

De volta à escola

Para os pais e responsáveis, já é hora de as crianças voltarem para a sala de aula. “Foi um ano com muita defasagem no aprendizado. A gente em casa tenta fazer o nosso melhor, mas não é toda mãe que tem estudo pra ajudar os filhos. A liberação da vacina contra a Covid-10 pras crianças deu uma tranquilizada no coração da gente, pra elas voltarem pra escola”, comenta a agente de saúde Daniele Lopes Rodrigues, mãe dos gêmeos Yuri e Giovana, de 10 anos. Mãe do pequeno Sávio, de 5 anos, Jaqueline Marques concorda. “Estou gostando dessa volta às aulas. Sávio recebeu a 1ª dose da vacina e estou mais segura. Ele vai aprender muito mais na escola do que em casa”.  

A auxiliar de serviços gerais Renata de Souza Moraes também aprova as aulas presenciais. “Estou gostando, meu filho Davi, de 6 anos, estava doido pra estudar com a professora. Ele vai aprender muito mais do que em casa”, falou.

“Também acho que nossos filhos foram um pouco prejudicados na pandemia, pois nem todos os pais podem ajudar nos estudos das crianças e nem todo mundo tem acesso ao sistema remoto”, disse a auxiliar de creche Bruna Anjos, mãe de Maria Eduarda, 5 anos, aluna do Pré II. “Em casa a gente tenta fazer o melhor, mas professor é professor. Espero que esse seja um ano de melhora dessa pandemia, pras crianças poderem estar na escola, aprender, brincar e se divertir, com todo cuidado e segurança”, conclui Miriam Rocha.

Agora, a expectativa é o retorno às aulas dos alunos das 17 escolas municipais de tempo integral, marcado para a próxima segunda-feira, 14 de fevereiro.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis