Apresentação na Câmara de Teresópolis sobre acolhimento e proteção da mulher vítima de violência

Margareth Rosi, sec dos Direitos da Mulher, participa de reunião na Câmara Municipal
Margareth Rosi, sec dos Direitos da Mulher, participa de reunião na Câmara Municipal

Secretaria dos Direitos da Mulher faz apresentação na Câmara sobre acolhimento e proteção da mulher vítima de violência

Teresópolis, 7 de janeiro de 2021 – Uma reunião entre representantes do Legislativo, Executivo Municipal e sociedade civil em prol da defesa dos direitos da mulher foi promovida, nesta terça, 6, na Câmara de Vereadores de Teresópolis. Na ocasião, a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, apresentou o trabalho feito pela pasta, em especial, o acolhimento e a proteção às mulheres vítimas de violência atendidas pela Secretaria.

“Nós assumimos a Secretaria em maio de 2019 e esse, infelizmente, é o primeiro feminicídio que aconteceu na atual gestão. Estamos todos muito machucados com essa situação. Que toda a sociedade civil organizada possa se engajar num movimento para combater a violência contra a mulher”, pontuou Margareth Rosi, alertando para a importância da denúncia nos casos de qualquer tipo de agressão contra a mulher.

Margareth Rosi explicou que, recentemente, foi feita uma busca ativa à Natália Fonseca de Souza, de 29 anos, sendo oferecido o acolhimento e todos os demais serviços e proteção da Secretaria, mas a jovem alegou que teria meios próprios para se proteger. Natália foi vítima de feminicídio nesta segunda, 4.

Os vereadores Erika Marra, Paulinho Nogueira, Elias Maia, Rangel e Diego Barbosa participaram da reunião. Durante o encontro Erika Marra propôs a criação de uma comissão legislativa municipal voltada para a defesa dos direitos da mulher.

Assistência à mulher

Com o objetivo de promover o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, a Secretaria dos Direitos da Mulher mantém o NUAM – Núcleo de Atendimento à Mulher. Instalado na 110ª Delegacia Policial, no Alto, o setor funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, com acolhimento de assistentes sociais.

Existe ainda o NAM ITINERANTE – Núcleo de Atendimento à Mulher, também com acolhimento de assistente social, instalado no PSF do Meudon e já se deslocando para outra comunidade.

Para acolher mulheres que sofrem ameaças de morte foi firmado termo de convênio com abrigos especializados, em locais seguros para ela e os filhos durante um período de dois anos.

Instalada no 2º piso do Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas (Avenida Lúcio Meira, 375, na Várzea), prédio do antigo Fórum, a Secretaria dos Direitos da Mulher funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-1038. A Secretaria também disponibiliza um contato via WhatsApp (21) 98805-4391.

Fotos: Divulgação

Reunião na Câmara Municipal de Teresópolis debate a violência contra a mulher
Reunião na Câmara Municipal de Teresópolis debate a violência contra a mulher

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis