Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis

Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis
Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis

CARRETA DO eMUSEU DO ESPORTE SOBE A SERRA RUMO A TERESÓPOLIS

O melhor da história do esporte nacional, estará na Praça Luiz de Camões .Os visitantes poderão interagir em simuladores e ter a sensação  de estarem praticando os esportes.

A população e visitantes de Teresópolis, uma das cidades mais bonitas da região serrana do estado do Rio, terão acesso ao projeto que reúne o melhor do esporte nacional, experiências interativas em diversas modalidades, incentivo à iniciação na prática desportiva e, ainda, formação de monitores para a recepção em eventos culturais. Tudo isso é proporcionado pela carreta do eMuseu do Esporte, que tem rodado por várias regiões do estado e, em 8 de março, chega a Teresópolis onde fica estacionada, na Praça Luís de Camões, na Várzea, até o dia 13.

A carreta abriga em seu interior 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar em esportes como o surf, skate, tênis, natação, ciclismo, entre outros. O eMuseu poderá ser visitado diariamente, das 10h às 17h, com entrada gratuita.Em Teresópolis a Carreta conta com o apoio da Prefeitura da cidade .  

Em todos os municípios pelos quais já passou, um total de seis cidades fluminenses até agora, a carreta do eMuseu do Esporte atraiu milhares de visitantes, que já somam 82.200 atendimentos até agora. Ao partir, a carreta deixa como legado a formação de monitores locais capacitados para atuarem em eventos sócio culturais, além do incentivo à prática de esportes junto ao público infantojuvenil, pois grande parte dos visitantes está nessa faixa etária. Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis

– A carreta do eMuseu é totalmente acessível para deficientes visual, auditivo e físico. Temos audiodescrição das atividades e capacitamos os monitores de cada cidade sendo este um legado de conhecimento do projeto, afirma Bianca Gama, coordenadora do projeto.

A expectativa é de que em Teresópolis essa experiência se repita e que todos aproveitem tanto as atrações oferecidas no interior da carreta como na parte externa, onde acontecem as atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.

“É uma honra Teresópolis ter sido escolhida para participar do projeto eMuseu, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Agradecemos ao governo do estado, aos criadores do projeto e aos parceiros por esta oportunidade incrível que teremos o prazer de fazer parte! Convidamos moradores e visitantes para participar desta experiência que desafia o público na prática virtual de esportes, numa plataforma 3D. Teremos também atividades na praça, como aulas de esportes e recreação infantil”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

As atrações são muitas e relembram conquistas históricas do esporte brasileiro, entre elas um holograma de Magic Paula, uma das maiores atletas do basquete mundial, que interage com o público. O projeto do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br)  é uma iniciativa da  Gama Desenvolvimento e Treinamento, com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis

O projeto conta, ainda com parceiros como as prefeituras dos municípios que recebem a carreta; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

Atletas profissionais e amadores aprovam a Carreta

Não são só os atletas amadores que se encantam com a possibilidade de se aventurar em manobras radicais, mesmo que virtualmente. Atletas profissionais se arriscam também e exaltam a importância da itinerância da carreta do eMuseu por várias cidades do estado. A carreta vem atraindo nomes conhecidos no esporte dos municípios e nacionalmente como os surfistas Ricardo Tatuí e Sany Pires ou o triatleta Armando Barcelos que se aventuraram nas manobras virtuais com a mesma disposição com que encaram as manobras no mundo real. “Na carreta, não só eu, mas muitos futuros atletas têm a chance de surfar na onda perfeita. Isso é um incentivo dos mais importantes para a prática do esporte. É muito irado”, afirmou o campeão de surf Sany Pires, ao fim de sua visita.

Confira as próximas cidades a receber a carreta itinerante e as respectivas datas:

  • Teresópolis – 08/03 a 13/03
  • São Pedro d`Aldeia – 16/03 a 20/03
  • Rio de Janeiro – 24/03 a 27/03

ASSESSORIA

SIMONE BOTELHO Comunicação, Revisão e Consultoria

Contatos :Antonio Puga – (21) 99148-8160 Meg Correa – +55 21 96677-4621  Instagram @emuseudoesporte

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Carreta do eMuseu do Esporte em Teresópolis