Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis

Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis
Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis

Casa de Cultura Adolpho Bloch

De arquitetura singular, projeto do arquiteto da prefeitura Jorge Batista Sabino, a Casa foi inaugurado em 29 de maio de 1988 como Casa de Cultura de Teresópolis, tendo seu nome alterado para Adolpho Bloch em 1995, o centro de atividades culturais é subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por finalidade o desenvolvimento cultural da população.

Também abriga exposições e mostras artísticas, como o Salão Nacional da Primavera. Sua fachada envidraçada possibilita maior integração da comunidade com as atividades do centro cultural, facilitando ainda a visão imponente do Dedo de Deus.

O atrativo situa-se à Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras, fazendo o seu entorno a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, casas residenciais e a própria praça, arborizada, com bancos, playgrounds, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez e dama e mesa para ping-pong,um anfiteatro, auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança salas para administração, sanitários para o público, funcionários e depósito para guarda de material jardim.

As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão do maciço da Serra dos Órgãos.

A Casa ainda abriga a sede da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (SOARTE).

Endereço: Endereço: Praça Juscelino Kubitscheck – s/n – Fátima, Teresópolis – RJ, CEP 25.964-140 Telefone: (21) 2644-409  + Google Maps

Fotos: Louis Capelle