Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis elege presidente para mandato em 2021

Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis elege presidente para mandato em 2021
Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis elege presidente para mandato em 2021

Conselho Municipal de Trabalho de Teresópolis elege presidente para mandato em 2021

Teresópolis, 9 de dezembro de 2020 – O Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (COMUTER-TER) realizou, nesta quarta, 9, de forma virtual, a reunião ordinária de eleição do presidente para o próximo ano, 2021. Por unanimidade o representante do Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis (SINCOMÉRCIO), Felipe Coelho, integrante da bancada dos empregadores, foi eleito com novo mandato de 12 meses. Nova reunião, em ambiente virtual, será realizada, na próxima quinta, 17, às 10h. A participação &e acute; aberta para a população pelo Google Meet https://meet.google.com/fng-zhks-eth.

Os conselheiros também aprovaram a formação do Grupo de Trabalho de revisão e adequação da Lei Municipal n. 2.904/2010 que criou o Conselho. “A adequação da legislação municipal às resoluções do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) é importante para que o município possa ter recursos federais a serem aplicados nas ações do SINE de recolocação do trabalhador e oferta de qualificação profissional”, explicou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

Uma das pautas da reunião foi o monitoramento das ações do ‘Pra Cima Terê’ (Programa de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis) e os dos resultados do CAGED Ajustado, divulgado pelo Ministério da Economia, que apontou que pelo terceiro mês consecutivo Teresópolis registrou saldo positivo na relação entre contratações e demissões.

A reunião contou com a participação técnica do assessor jurídico da Secretaria de Estado de Trabalho, Felipe Herdem, que auxiliará o Conselho no processo de reconhecimento junto ao Sistema de Gestão dos Conselhos Municipais de Trabalho, Emprego e Renda – SG-CTER do Ministério da Economia:

“O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Rio de Janeiro teve o reconhecimento do seu Plano de Trabalho aprovado este ano junto ao Ministério da Economia, o que garantiu R$ 4,7 milhões a serem aplicados no próximo ano nas ações do SINE. Essa é a experiência que vamos trazer para auxiliar Teresópolis no fortalecimento das ações do Posto do SINE local, através do Fundo do Trabalhador”, pontuou Felipe Herdem.

Participaram da reunião os Conselheiros representantes das seguintes instituições: Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária; Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; ACIAT; CDL; SINCOMÉRCIO; Teresópolis Convention; FIRJAN; e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT).

Participação popular

Nova reunião será em caráter extraordinário e foi agendada para o dia 17 deste mês, próxima quinta-feira, para apresentação das propostas de atualização da regulamentação municipal do COMUTER-TER e cronograma de ações para 2021. A participação é aberta para a população em ambiente virtual, a partir das 10h, pelo Google Meet https://meet.google.com/fng-zhks-eth.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis