Cultura nos Bairros comemora um ano domingo
Cultura nos Bairros comemora um ano domingo
Para marcar a data, trupe da Cultura promove encontro em Canoas
Teresópolis, 9 de junho de 2010 – Uma grande festa está sendo preparada para este domingo, 13 de junho, em Canoas. É que o projeto Cultura nos Bairros completa um ano de criação e, para comemorar, a trupe vai visitar novamente a comunidade de Canoas, no 3º Distrito. A tarde de festa, com início às 14h, contará com diversas atividades, incluindo teatro de rua, música, contação de história e animação cultural. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Cultura, dentro do projeto do Governo Jorge Mario de levar cultura, arte e entretenimento às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro. A atração acontece sempre nas tardes de domingo.
As atividades serão realizadas no Armazém do Geraldo, no entroncamento de Canoas com Prata dos Aredes e Varginha, e têm o apoio da Associação de Moradores e Amigos de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha (AMACAPAV) e da Associação de Produtores Rurais da região.
Entre as atrações, está prevista a apresentação dos alunos da Escola Municipal Paulino Custódio de Resende, dos alunos do curso de Teatro de Rua da Secretaria de Cultura, da Banda Sobretudo e dos professores Jorge Péculas, Patrícia Araújo e Marcos André, também da Secretaria de Cultura, com números musicais. Haverá ainda contação de histórias e, como sempre acontece, o espaço estará aberto à participação da comunidade.
Dez estandes serão montados na localidade e serão utilizados pelos moradores para a comercialização de comidas típicas e artesanato. Tudo sem a utilização de produtos descartáveis. “Além da diversão e das atrações culturais, o evento também será uma festa ecologicamente correta”, explica o professor Ayrton Rebello, um dos coordenadores do projeto.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a data marca um grande avanço cultural em Teresópolis. “Há um ano montamos uma equipe para levar, semanalmente, arte e entretenimento às comunidades mais afastadas do centro. O projeto deu tão certo que, a todo o momento, recebemos pedidos das comunidades, interessadas em receber as atrações. Hoje, muito mais do que levar arte, o projeto é um caça-talentos, um canal de expressão com os bairros, que revela artistas e estimula a cultura”, comenta.
Lançado em 2009 pela Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o projeto visitou 18 comunidades no ano passado e, em 2010, já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande e Pimentel, chegando agora a Canoas, pela segunda vez.
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis