Cultura nos Bairros comemora um ano domingo

Grande festa em Canoas comemora um ano de Cultura nos Bairros neste domingo
Grande festa em Canoas comemora um ano de Cultura nos Bairros neste domingo

Cultura nos Bairros comemora um ano domingo

Para marcar a data, trupe da Cultura promove encontro em Canoas

Teresópolis, 9 de junho de 2010 – Uma grande festa está sendo preparada para este domingo, 13 de junho, em Canoas. É que o projeto Cultura nos Bairros completa um ano de criação e, para comemorar, a trupe vai visitar novamente a comunidade de Canoas, no 3º Distrito. A tarde de festa, com início às 14h, contará com diversas atividades, incluindo teatro de rua, música, contação de história e animação cultural. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Cultura, dentro do projeto do Governo Jorge Mario de levar cultura, arte e entretenimento às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro. A atração acontece sempre nas tardes de domingo.

As atividades serão realizadas no Armazém do Geraldo, no entroncamento de Canoas com Prata dos Aredes e Varginha, e têm o apoio da Associação de Moradores e Amigos de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha (AMACAPAV) e da Associação de Produtores Rurais da região.

Entre as atrações, está prevista a apresentação dos alunos da Escola Municipal Paulino Custódio de Resende, dos alunos do curso de Teatro de Rua da Secretaria de Cultura, da Banda Sobretudo e dos professores Jorge Péculas, Patrícia Araújo e Marcos André, também da Secretaria de Cultura, com números musicais. Haverá ainda contação de histórias e, como sempre acontece, o espaço estará aberto à participação da comunidade.

Dez estandes serão montados na localidade e serão utilizados pelos moradores para a comercialização de comidas típicas e artesanato. Tudo sem a utilização de produtos descartáveis. “Além da diversão e das atrações culturais, o evento também será uma festa ecologicamente correta”, explica o professor Ayrton Rebello, um dos coordenadores do projeto.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a data marca um grande avanço cultural em Teresópolis. “Há um ano montamos uma equipe para levar, semanalmente, arte e entretenimento às comunidades mais afastadas do centro. O projeto deu tão certo que, a todo o momento, recebemos pedidos das comunidades, interessadas em receber as atrações. Hoje, muito mais do que levar arte, o projeto é um caça-talentos, um canal de expressão com os bairros, que revela artistas e estimula a cultura”, comenta.

Lançado em 2009 pela Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o projeto visitou 18 comunidades no ano passado e, em 2010, já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande e Pimentel, chegando agora a Canoas, pela segunda vez.

Fotos: Cláudio Furtado

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Ayrton Rebello, Wanderley Peres e Ronaldo Fialho
Ayrton Rebello, Wanderley Peres e Ronaldo Fialho