E.M. Maçom Lino Orona Lema em Teresópolis será reformada

EM Lino Orona receberá 1, 5 milhao em investimento
EM Lino Orona receberá 1, 5 milhao em investimento

E.M. Maçom Lino Orona Lema receberá R$ 1,5 milhão de investimento em reforma completa

Com licitação marcada para 3 de março, projeto prevê reestruturação geral da unidade, com novos espaços, acessíveis, modernos e seguros

Teresópolis, 11 de fevereiro de 2022 – Conforme publicado nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município de Teresópolis, acontecerá no próximo dia 3 de março a licitação da obra de reforma da Escola Municipal Maçom Lino Orona Lema, na Várzea. O município vai investir R$ 1,5 milhão na obra, que prevê uma reestruturação geral da unidade escolar, contextualizada com a implantação de um novo estilo arquitetônico trazendo também conforto e segurança para a comunidade escolar. 

“Nossa gestão vem investindo forte na Educação. Já demos passos importantes em aquisição de imóveis e reformas de unidades escolares que ficaram por décadas sem obras de modernização e ampliação. Hoje mesmo entregamos a reforma do Centro Educacional Mariana Martuchelli, em Mottas. No caso da Maçom Lino Orona Lema, havia um projeto de uma reforma menor, mas entendemos junto à Secretaria de Educação a importância desta unidade e vamos fazer um grande investimento que fará dela uma escola de referência em Teresópolis”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen. 

As principais intervenções são: substituição do telhado, com nova concepção estrutural e arquitetônica, garantindo melhor desempenho e conforto por meio da utilização de telha termoacústica; troca de todo emboço danificado da escola, preservando e protegendo as estruturas; modernização da instalação elétrica da escola, utilizando condutores mais modernos e garantindo um bom desempenho e segurança; elaboração de projeto de prevenção e combate a incêndios; revitalização das instalações hidro-sanitárias, visando a segurança, conforto e acessibilidade; adequação da acessibilidade através da aplicação de pisos táteis.

Ainda serão adotadas medidas para aproveitamento de espaços não utilizados, tais como das salas que se localizam abaixo da rampa, construção de uma brinquedoteca em área hoje ociosa e adaptação de varanda existente, criando um ambiente aconchegante e seguro.

“As intervenções são necessárias, aumentarão a vida útil da escola e permitirão que a comunidade escolar desfrute de um ambiente amplo, confortável e acessível”, comenta o Secretário de Obras Públicas, Ricardo Pereira Júnior.

Sendo bem-sucedido o procedimento para contratação de empresa para realizar a obra, a previsão é de que a obra seja concluída em 8 meses, a fim de ser inaugurada já para o ano letivo de 2023. 

Até que sejam concluídas as obras, os cerca de 350 alunos do Ensino Fundamental I e 30 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão alocados em dois espaços: na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso, e no Espaço Pedagógico Multidisciplinar (EPEM), localizado na Várzea.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis