Esclarecimento sobre boato de aumento da iluminação pública

Esclarecimento sobre boato de aumento da iluminação pública
Esclarecimento sobre boato de aumento da iluminação pública

ESCLARECIMENTO SOBRE BOATO DE AUMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

É falsa a notícia de que a Prefeitura de Teresópolis vai aumentar a Contribuição para Iluminação Pública (CIP). Conheça a verdade sobre o tema:

1) Não existe nenhum projeto tramitando na Câmara Municipal para correção da CIP.

2) Pelo contrário, tramita na Câmara um projeto para ISENTAR PRODUTORES RURAIS DA CONTRIBUIÇÃO sobre a energia usada para a atividade agrícola.

3) Corrigida em 2019, depois de 13 anos, a CIP tem permitido ao município avanços significativos na recomposição, expansão e modernização dos pontos de luz no município:

– Modernização: 1 em cada 3 pontos de luz já foram substituídos por luminárias de LED, o que totaliza 6 mil luminárias, na primeira fase do Programa Terê LED. A segunda fase já começou e serão substituídos por LED todos os mais de 11 mil pontos de luz do município restantes. O investimento em LED total é de cerca de R$ 6,7 milhões.

– Expansão da rede: O parque de iluminação municipal foi ampliado em quase 10%. Em 2018, quando a atual gestão assumiu, o censo da concessionária de energia Enel registrava 16.817 pontos de iluminação no município. Atualmente, são 18.215 pontos. Foram adquiridos pela atual gestão 2.600 braços de energia, usados nesta expansão e também para substituição de estruturas obsoletas. Já foi realizado novo procedimento de registro de preço para aquisição de até 6.600 braços para dar continuidade à expansão da rede de energia.

– Manutenção em dia: encontrada deficitária (arrecadando menos do que o custo mensal), a área da iluminação pública estava sem equipamentos, materiais e veículos. Atualmente, conta com 4 equipes de profissionais que trabalham de segunda a sexta-feira, em dois turnos, cumprindo rotas na cidade e no interior. Aos fins de semana, há uma equipe permanentemente de plantão para emergências. São 4 caminhões à disposição das equipes, sendo um próprio, dado como inservível em gestão anterior e recuperado na atual gestão, e 3 alugados, o que dá agilidade à prestação de serviços e garante que não haja interrupções nos trabalhos.

4) Também desde 2019, cerca de 18 mil famílias com faixa de consumo entre 0 a 30 kilowatts tem ISENÇÃO da CIP.

5) A Prefeitura de Teresópolis planeja REDUZIR a CIP assim que concluir a modernização do parque de iluminação do município e fizer os investimentos ainda necessários na expansão da rede. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis