Guarda Civil Municipal cria divisão tática de Ronda Ostensiva

Guarda Civil Municipal de Teresópolis cria divisão tática de Ronda Ostensiva
Guarda Civil Municipal de Teresópolis cria divisão tática de Ronda Ostensiva

Guarda Civil Municipal cria divisão tática de Ronda Ostensiva

ROMU foi apresentada nesta terça, 14/12, em reunião do Conselho Comunitário de Segurança

Teresópolis, 14 de dezembro de 2021 – Implantada no dia 1º de dezembro pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi apresentada nesta terça-feira, 14/12, na última reunião do ano do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis. Vinculada à Guarda Civil Municipal (GCM), a divisão da equipe tática é composta por 16 agentes, que receberam treinamento em técnicas avançadas de policiamento e controle de distúrbios.

“O objetivo desse grupamento é atuar nas ações de patrulhamento, coordenando e planejando atividades operacionais de manutenção da ordem pública e gerenciamento de crise, agindo também em missões integradas com os demais órgãos de segurança pública”, explicou o subsecretário de Segurança, Gil Wellington, que é comandante da GCM.

Há 22 anos na corporação, o guarda civil municipal Machado é um dos comandantes de turno da ROMU. “É gratificante fazer parte dessa equipe tática e poder colaborar com a proteção da sociedade”, opinou.

Presidido pela advogada Elizabeth Barbosa, o Conselho Comunitário de Segurança funciona como um canal de comunicação entre a sociedade e as forças de segurança, identificando as principais demandas da população e encaminhado aos órgãos competentes, sugerindo soluções e estratégias para o combate à criminalidade. “O trabalho do conselho é de todos nós. Juntos, podemos contribuir para manter a nossa cidade mais segura”, pontuou Elizabeth Barbosa.

Participaram da última reunião do ano do Conselho representantes da 110ª Delegacia de Polícia Civil, do 30º Batalhão de Polícia Militar, da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que fizeram um balanço das principais ocorrências em suas áreas de atuação.

“Esse diálogo entre o poder público e a sociedade é fundamental para o planejamento das ações de segurança no nosso município. Agradeço a colaboração de todos”, concluiu Marcos Antonio da Luz, secretário de Segurança Pública de Teresópolis.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Guarda Civil Municipal de Teresópolis cria divisão tática de Ronda Ostensiva