Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ começa no Pimentel

Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ começa no Pimentel
Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ começa no Pimentel

Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ começa no Pimentel e segue para outros bairros

Ação também integra o programa de preparação do Plano Verão da Defesa Civil

Teresópolis, 8 de novembro de 2021 – Teve inicio neste sábado, 6, com o mutirão de limpeza no Pimentel o projeto Cidade Limpa, que visa intensificar ações de limpeza e de ordenação do espaço público na cidade e no interior. O Cidade Limpa é um dos seis eixos do programa municipal Terê Tão Bela, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que tem o objetivo de criar uma identidade e resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do morador de Teresópolis pela cidade.

O mutirão consistiu em varrição de vias e recolhimento de lixo ensacado e descartado irregularmente. A ação contou com a participação de equipes da Ouvidoria Municipal, das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e de Serviços Públicos e do projeto Proteger Teresópolis/Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), da Associação de Moradores do bairro e do grupo Exército Mirim Sampaio Delta, da própria comunidade.

Segundo o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, que coordena o Cidade Limpa, além do mutirão de limpeza, o projeto prevê ainda ações de conscientização nos bairros e nas escolas e o aumento do número dos ecopontos para o lixo reciclável. “Hoje contamos com 19 ecopontos e até o final do ano teremos 25, além dos instalados nas escolas. A ideia é toda semana realizar um mutirão de limpeza em um bairro diferente, onde já existe uma associação de moradores organizada e a presença do gari comunitário”, comentou o Ouvidor.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Albert Andrade, iniciativas como esta de conscientização e de limpeza dos bairros já fazem parte do programa de preparação do Plano Verão, que elenca várias medidas de prevenção como o destino correto do lixo. “Esse foi o primeiro trabalho do Cidade Limpa, visando estimular a população a tomar medidas de precaução quanto ao descarte irregular do lixo, que pode trazer problemas sérios como a obstrução de bueiros e de galerias, causando transtornos como possíveis alagamentos”, relatou Albert.

O presidente da Associação de Moradores do Pimentel, Marcos Paulo da Silva, agradeceu e elogiou a ação. Parabenizo as secretarias envolvidas, os funcionários e a comunidade por participar deste mutirão de limpeza. Percebemos maior conscientização e um sentimento de pertencimento do cidadão em cuidar e proteger o que é nosso. Estas ações têm o intuito de, com a colaboração de todos, deixar a cidade mais limpa, mais saudável e mais agradável para se viver”.

Próximos mutirões de limpeza já estão previstos para os bairros do Perpétuo e Rosário.

Fotos: Di Pontes

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis