educaçãoInformemerenda escolarnotíciasserra cariocatereteresopolis

Nota de Esclarecimento: Merenda Escolar na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis

Informe Terê Total

Nota de Esclarecimento: Merenda Escolar na Rede Municipal de Ensino de Teresópolis

A Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis esclarece que não há falta de alimentos para a produção da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino. Com a reformulação do modelo de merenda escolar implantado no município pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen, em meados de 2021, a SME serve uma merenda variada e de qualidade para os mais de 23 mil alunos da rede.

A SME explica que a entrega de hortifrutigranjeiros e de proteínas, entre outros alimentos estocáveis, é feita semanalmente. As unidades de ensino do município estão abastecidas para atender aos alunos de cada escola, inclusive, na manhã desta quinta-feira, 2/03, foram entregues proteínas e hortifrutigranjeiros na Escola Municipal Pedro Torres Leite, no interior, unidade na qual alguns pais e responsáveis manifestaram publicamente preocupação com o cardápio oferecido aos estudantes.

A Educação Municipal esclarece ainda que durante esta semana está sendo realizada a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades da Rede Municipal e que, por isso, os alunos estão sendo dispensados mais cedo, inclusive, os estudantes já foram comunicados de que nesta sexta-feira, 3, não haverá aula para finalização da revisão do PPP. Entretanto, a SME ressalta que este período de revisão do PPP está previsto no calendário escolar anual e que não haverá prejuízo para os alunos com relação ao Ano Letivo. A SME se coloca à disposição da comunidade escolar para prestar mais informações sobre o assunto.

Merenda Escolar Reformulada

De acordo com o sistema adotado pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen, cada unidade escolar passou a ter coordenação sobre a preparação dos alimentos em sua própria cozinha, que antes era gerenciada por empresa contratada. Para isso, a Prefeitura, por meio de licitação, adquire gêneros alimentícios de empresas fornecedoras, e também realiza chamada pública para a compra de alimentos produzidos pelos produtores da Agricultura Familiar de Teresópolis. A merenda passou a ser preparada por mais de 400 cozinheiras, moradoras do mesmo bairro da escola, contratadas via POT (Programa Operação Trabalho).  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis