PMT e Sebrae renovam parceria para levar o programa Jovens Empreendedores para mais escolas

Prefeito Vinicius Claussen (ao centro) com educadores e representantes do Sebrae

Prefeitura e Sebrae renovam parceria para levar o programa Jovens Empreendedores a 14 escolas municipais em 2022

Teresópolis, 10 de dezembro de 2021 – A apresentação da proposta pedagógica de ampliação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no ano letivo de 2022 reuniu, nesta sexta-feira, 10/12, diretoras e orientadoras pedagógicas de escolas municipais do 2º segmento do Ensino Fundamental. O programa do Sebrae incentiva os alunos a desenvolverem habilidades e adquirirem conhecimentos empreendedores. A apresentação foi feita pelo Prefeito Vinicius Claussen, a secretária municipal de Educação, Satiele Santos, e a coordenadora do Sebrae – Região Serrana II, Cláudia Pacheco, e equipe.

“Queremos alcançar os alunos da escola pública e oferecer a eles uma ferramenta que vai servir para a vida toda. Empreender envolve um conjunto de comportamentos que vai preparar os nossos jovens a enfrentar um mercado de trabalho desafiador, que pode gerar possibilidades de renda e de crescimento pessoal. Ensinar isso nas escolas pode ser determinante para o sucesso de cada aluno nosso”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Implantado em setembro de 2018 em Teresópolis, o programa foi suspenso em 2020 por conta da pandemia. A meta é alcançar as turmas do 6º ao 9º ano de 14 escolas municipais no ano que vem. A Secretaria de Educação e o Sebrae vão montar um cronograma com as etapas de implantação gradativa do JEPP e que começa pela capacitação dos professores.

Secretária de Educação Satiele Santos (à dir) defende a educação empreendedora
Secretária de Educação Satiele Santos (à dir) defende a educação empreendedora

“As escolas Helena Paula Tavares e Manoel Medeiros foram as primeiras a receber o JEPP, em 2018. Com o sucesso do programa, a gestão achou fundamental expandir a proposta para as escolas do 2º segmento. O aluno percebe que pode sair da mesmice, de um lugar à margem das oportunidades e que, por meio do empreendedorismo, ele pode alcançar os seus sonhos e objetivos na vida”, avaliou a secretária Satiele Santos.

Destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos propõe atividades específicas para cada ano do Ensino Fundamental, sensibilizando os alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae, o programa está disponível em todo o Brasil, mas a visão do gestor local faz toda a diferença. “Teresópolis tem um prefeito com característica empreendedora forte, que logo percebeu os benefícios do JEPP. É fundamental que os municípios reconheçam essa importante ferramenta para o seu desenvolvimento e percebemos que em Teresópolis hoje esse ambiente está bem aberto. Esperamos que em breve tenhamos outro cenário nas escolas e na sociedade também”, assinalou Cláudia Pacheco.

Orientadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Medeiros, Débora Cataldi aprova o programa. “É uma proposta muito interessante para despertar o interesse dos alunos do 2º segmento, pois muitos vão para a escola meio que obrigados. Com esse programa, eles perceberam que podem fazer o que realmente gostam e desenvolver melhor seus estudos”, comentou.

Para Simone Monteiro, orientadora pedagógica do Centro Educacional Helena Paula Tavares, a escola recebe com entusiasmo a continuidade do JEPP em 2022. “Percebemos que os resultados foram muito positivos. Tanto professores como alunos se envolvem com as atividades pedagógicas e observamos que é uma metodologia que dá certo. Por meio do empreendedorismo, o aluno muda a visão de vida e de si mesmo dentro da realidade”, concluiu.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Prefeito Vinicius Claussen fala sobre a ampliação do JEPP em 2022