Serviços especializados em doenças cardiovasculares no HCTCO

Serviços especializados em doenças cardiovasculares no HCTCO trazem reforço fundamental à saúde de Teresópolis
Serviços especializados em doenças cardiovasculares no HCTCO trazem reforço fundamental à saúde de Teresópolis

Serviços especializados em doenças cardiovasculares no HCTCO trazem reforço fundamental à saúde de Teresópolis

Você sabia que doenças cardiovasculares causam duas vezes mais mortes do que todos os tipos de câncer juntos; mata duas a três vezes mais do que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais do que as doenças respiratórias e seis vezes mais do que todas as infecções? Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cuja estimativa aponta que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

Uma cidade tranquila, de clima ameno e cercada de belezas naturais, como Teresópolis, é inspiradora para manter um estilo de vida saudável. No entanto, uma das lamentações dos amantes desta cidade era a lacuna em um serviço especializado no tratamento de doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação. A boa notícia é que este cenário está se transformando na cidade, através de um grande investimento que está acontecendo no parque tecnológico do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), cuja estratégia é avançar na Alta Complexidade. O hospital, que está em franca expansão para se tornar um Complexo Hospitalar referência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, conta com novas estruturas construídas e reformas realizadas.

A Hemodinâmica e a Cirurgia Cardíaca são um dos muitos projetos da pauta da Instituição que já são realidade. Agora, profissionais da cidade dispõem de infraestrutura para realizar procedimentos nas áreas da cardiologia, da cirurgia vascular e da neurologia, e pacientes poderão ser atendidos em Teresópolis, com todo o conforto e a infraestrutura de ponta que o HCTCO oferece.

Mais segurança para a população

“Tenho um apartamento aqui desde 1994, e pelas pessoas que eu conhecia desta cidade, percebia a preocupação de estar em uma cidade sem ter uma estrutura de saúde completa”, conta o Dr. Joaquim Coutinho, coordenador do serviço de Cirurgia Cardíaca no HCTCO. “Agora, com os novos serviços de Hemodinâmica e de Cirurgia Cardíaca no HCTCO, as pessoas já podem contar com este suporte para a realização de cirurgias mais graves e complexas,  feitas com a ajuda do material e de especialistas de plantão. Os serviços já estão em pleno funcionamento e vamos promover este movimento e ampliar os procedimentos, entre eles, o transplante cardíaco, para o qual a nossa equipe é credenciada”, adianta o Dr. Joaquim.

Para médicos, um sonho realizado

Ele conta que toda a sua empolgação vem por poder realizar um sonho de seu filho, o Dr. Henrique Coutinho, que também integra a sua equipe, em trazer para a cidade a cirurgia cardíaca. “Meu filho veio para Teresópolis fazer a sua residência em Cirurgia Geral no HCTCO e acabou apaixonando-se pela cidade, foi quando começou este sonho”, revelou o Dr. Joaquim.

A chegada dos novos serviços de Hemodinâmica e de Cirurgia Cardíaca ao HCTCO abre possibilidades para um cuidado completo e integrado em procedimentos de Alta Complexidade, assim como exames mais precisos e menos invasivos e tratamento clínico especializado com a equipe de profissionais atuantes e qualificados na área da Cardiologia.

De acordo com o Dr. Joaquim, este serviço possibilita ao hospital fazer cirurgias cardíacas e em outras especialidades, cujo procedimento venha a demandar intervenções cardiovasculares. “Para alguns procedimentos, contamos com um coração artificial que drena o sangue e joga pela aorta. Muitas vezes temos uma cirurgia oncológica abdominal, por exemplo, que chega muito perto dos grandes órgãos de cava e de aorta abdominal, e o cirurgião não mexe, considerando o paciente inoperável. Mas, com este nosso sistema, o cenário muda, pois conseguimos ajudar e fazer a cirurgia juntos”, explica.

Procedimentos inéditos em 2021

Neste ano, grandes avanços na área já se tornaram realidade no HCTCO. A população conta com alta tecnologia e completa estrutura, atendimento ágil, preciso, assistência 24h, com profissionais especializados na área cardiovascular. Em agosto, o hospital realizou procedimentos inéditos em Teresópolis de cateterismo e de revascularização, com o serviço de Hemodinâmica. Em outubro, foi realizada a primeira cirurgia cardíaca no Hospital.

Para atender às demandas dos novos serviços, o hospital também está trazendo mais novidades, como a Unidade de Tratamento Cardiointensivo com 10 leitos, 16 novos leitos de UTI adulto, ampliação do Serviço de Ecocardiografia com a realização de Ecocardiograma transesofágico e a Educação Continuada das equipes para o atendimento a pacientes cardiológicos na urgência e emergência.

Fonte: Unifeso Jornalismo