Teresópolis aplicou 662 doses de vacinas no “Dia D”

Teresópolis aplica 662 doses de vacinas no “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, no sábado (16)
Teresópolis aplica 662 doses de vacinas no “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, no sábado (16)

Teresópolis aplica 662 doses de vacinas no “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, no sábado (16)

Ao todo, foram atendidas 896 pessoas para atualizarem a caderneta de vacinação

No último sábado (16), a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação em crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade. O objetivo foi aumentar a cobertura vacinal nesta parte da população.

Na cidade e interior, o atendimento aconteceu em todos os postos de saúde e no SPA Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro. De 8h às 17h, o esforço de vacinação também contou com cinco equipes volantes que percorreram diversos bairros de Teresópolis.

Ao todo, 896 pessoas (entre crianças e adolescentes) estiveram presentes nas unidades de saúde a fim de atualizarem a carteira de vacinação. Foi aplicado o total de 662 doses, sendo que as vacinas mais procuradas foram para: Influenza, HPV, Meningocócica ACWY e Febre Amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece entre os dias 1 e 29 de outubro. A recomendação da SMS é para que pais e responsáveis, em caso de perda da carteira de vacinação, compareçam à mesma unidade onde vacinaram as crianças e adolescentes anteriormente. Desta forma, é possível consultar na ficha de registro quais doses já foram aplicadas. O atendimento ocorre após apresentação da caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF.

Vacinas e doenças preveníveis pela Campanha Nacional de Multivacinação

Estas são as vacinas disponibilizadas pela Campanha Nacional de Multivacinação e as doenças a serem protegidas por cada imunizante. Vacina CTP e Pentavalente (Difteria, tétano e coqueluche); vacina BCG (tuberculose); vacina contra pólio (poliomielite); vacina tríplice viral e SCRV (sarampo, caxumba e rubéola); vacina contra hepatite A e vacina contra hepatite B; vacina contra a varicela e SCRV; vacina contra febre amarela; vacina contra HPV; vacina contra rotavírus humano G1P1; meningo C e ACWY; e contra pneumo 10 valente.

Vacinação contra a Covid-19

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a administração simultânea de imunizante contra a Covid-19 com as vacinas do calendário de vacinação não é recomendada.

Neste caso, os adolescentes de 12 a 15 anos que tenham recebido a primeira dose contra a Covid-19 devem aguardar um período de 14 dias entre cada vacina.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis