Teresópolis em festa inaugura UPA 24 Horas
Teresópolis em festa inaugura UPA 24 Horas
Município também recebe patrulha mecanizada,ambulância UTI e sete veículos para o Corpo de Bombeiros
Teresópolis, 19 de março de 2010 – Esta sexta-feira, 19 de março, foi um dia histórico para Teresópolis. O Município recebeu uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – e também uma ambulância UTI e sete novas viaturas do Corpo de Bombeiros para auxiliar o seu funcionamento. Ainda foram entregues oficialmente sete máquinas e equipamentos da patrulha mecanizada, que vai atuar na recuperação e manutenção das estradas vicinais. A entrega ao Município foi feita pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
“Teresópolis está recebendo tudo o que há de mais moderno para o atendimento de urgência e de emergência na área de saúde, além de equipamentos para fazer a manutenção das estradas vicinais. Esses importantes investimentos caracterizam a parceria vitoriosa que a nossa administração vem mantendo com o Presidente Lula e o Governador Sérgio Cabral. A cidade é a grande beneficiada com essa aliança política séria e comprometida com o bem-estar da população”, comemorou o Prefeito Jorge Mario, acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek, e dos secretários de sua equipe de governo.
Citando que era um dia de festa para Teresópolis, já beneficiada com cerca de R$ 9 milhões de recursos do Padem (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) a serem investidos em importantes obras de infraestrutura, o Governador Sérgio Cabral elogiou a parceria entre os governos Estadual e Municipal, enaltecendo o Prefeito Jorge Mario pela gratidão com que recebe as melhorias para a cidade. “Jorge Mario é o prefeito que Teresópolis precisa. É um político sério, decente e honesto, que sabe pedir melhorias em benefício dos teresopolitanos. Muitas vidas serão salvas nesta UPA”.
Frequentador de Teresópolis, onde mantém relacionamento pessoal e familiar, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou da época em que o Prefeito Jorge Mario foi a Brasília pedir recursos para a saúde de Teresópolis, na época sofrendo com a ameaça da suspensão do atendimento de emergência por parte do Hospital das Clínicas. “Estamos ajudando Teresópolis a virar uma página triste da saúde, e continuaremos a colaborar com o governo do Prefeito Jorge Mario nesta área. Já começamos com a instalação da UPA. Ainda tem a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o hospital municipal”, antecipou Temporão.
O Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, elogiou as obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura no terreno onde a UPA está instalada. “O Prefeito Jorge Mario fez uma obra de contenção de talude sensacional, além da elevação do terreno. Tudo para viabilizar essa unidade em Teresópolis. A cidade está avançando em atenção básica de saúde”, enalteceu.
A inauguração da UPA foi prestigiada pelo Vice-governador e Secretário Estadual de Obras Luiz Fernando Pezão, pelos Secretários Estaduais Sérgio Côrtes (Saúde e Defesa Civil), Christino Áureo (Agricultura), Júlio Lopes (Transportes), Wilson Carlos (Governo) e Benedita da Silva (Assistência Social e Direitos Humanos); pelos Deputados Estaduais Jorge Picciani (Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Nilton Salomão, André Corrêa, Rogério Cabral e Olney Botelho, e pelo Deputado Federal Antônio Carlos Biscaia. Também acompanharam a inauguração os Prefeitos Anderson Zanon (Sapucaia), Adilson Faraco (São José do Vale do Rio Preto) e Paulo Mustrangi (Petrópolis), entre outras autoridades. Também mercaram presença os vereadores de Teresópolis Dr. Habib Tauk (presidente da Câmara Municipal), Cleyton Valentim, Ademir Enfermeiro, Arlei, Dr. Carlão, Cláudio Mello, Marcelo Oliveira, Mandinho, Waguinho e Paulinho Carvalho.
Homenagem
Primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da Região Serrana e 27ª do Estado do Rio de Janeiro, a UPA de Teresópolis recebe o nome do teresopolitano Nathan Garcia Leitão. O adolescente morreu em janeiro de 2010, aos 15 anos, vítima de leucemia crônica, sendo considerado símbolo de luta contra a doença na cidade e de mobilização pela realização de campanhas para cadastramento de voluntários para a doação de medula óssea.
“A Unidade já começa a funcionar com a marca da solidariedade ao receber o nome do Nathan. A mobilização em Teresópolis na tentativa de salvar a vida dele ajudou a aumentar o número de doadores voluntários de medula óssea no Brasil”, parabenizou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Por conta da mobilização feita pela família de Nathan, Teresópolis é o 3º colocado, no Brasil, na captação de doadores de medula óssea”, acrescentou o Prefeito Jorge Mario. As duas campanhas realizadas em Teresópolis resultaram no cadastramento de cerca de cinco mil doadores.
Mãe de Nathan, Patrícia de Lima Garcia disse que a família ficou emocionada ao saber da homenagem. “Emocionante que o meu filho tenha deixado um exemplo de luta pela vida. Apesar do sofrimento, ele não reclamava e estava sempre com bom astral, passando sua fé para todos”.
A UPA
Localizada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no terreno do antigo Mercado de Carga Pesada, no Bom Retiro, a UPA vai atender um público estimado em 350 mil usuários, de Teresópolis e também dos municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Equipadas para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA começou a funcionar nesta própria sexta. O atendimento acontece dia e noite, inclusive nos sábados e domingos.
Contando com 176 funcionários e capacidade para fazer até 500 atendimentos por dia, a unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório de análise clínica para a realização de exames, salas de raio-X, eletrocardiograma, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos há dez leitos, onde os pacientes poderão ficar em observação até 48 horas. A de crianças tem três leitos.
A “sala vermelha” tem quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital pela ambulância UTI entregue ao município pelo Governo do Estado. A unidade também conta com área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.
O Secretário de Saúde de Teresópolis, Maurílio Schiavo, informou que a UPA é o novo pronto socorro de Teresópolis. “A partir de agora, todo o paciente que precisar de atendimento médico de urgência e de emergência deverá vir para a UPA, que tem uma resolutividade de até 99%. Isso quer dizer que, de 100 pacientes atendidos na unidade, apenas um deverá ser transferido para um dos hospitais da cidade. Só os acidentados com risco de morte iminente serão encaminhados para a emergência do Hospital das Clínicas”, explicou.
Moradora da comunidade de Castelinho, na Ermitage, Márcia Duarte aprovou a instalação da UPA na cidade. “As administrações passadas deveriam ter consciência, como a atual tem, da importância de manter uma parceria com o Governo do Estado em benefício da população. Se o Prefeito Jorge Mario não desse o primeiro passo, a UPA não estaria aqui. A unidade vai dar toda a assistência necessária para as pessoas que precisam. Que venham mais obras e melhorias dos governos Estadual e Federal”, elogiou.
Patrulha mecanizada
A partir de agora, Teresópolis conta com uma patrulha mecanizada que vai atuar na recuperação dos cerca de 700 quilômetros de estradas vicinais do município. São três caminhões, uma retroescavadeira, uma carregadeira, uma patrol, dois tratores agrícolas e um trator de esteira, equipamentos que ficarão baseados no Parque Municipal de Exposições, em Albuquerque, sede da Secretaria Municipal de Agricultura. A conquista atende a uma das demandas apresentadas durante plenária do Orçamento Participativo.
“É um investimento histórico promovido pelo Governo do Estado para beneficiar os produtores rurais. O Prefeito Jorge Mario entendeu que precisava romper com os anos de isolamento entre o Governo Estadual e o Município, que está recebendo essa patrulha mecanizada”, avaliou o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo.
Para o Secretário de Agricultura de Teresópolis, Fernando Mendes, o recebimento da patrulha mecanizada é uma conquista inédita. “Um dos grandes problemas enfrentado pelas comunidades rurais é a manutenção das estradas vicinais, tendo em vista as condições topográficas e pluviométricas do município. A conservação das estradas, garantida com esses equipamentos, significará a redução do custo da produção, que terá escoamento mais fácil, e o acesso facilitado dos insumos agrícolas. A melhoria das estradas vai assegurar aos consumidores maior oferta de alimentos de qualidade. Com as vias públicas do interior em bom estado, as famílias rurais terão acesso mais fácil aos serviços de saúde e de educação”, finalizou.
Os produtores rurais agradeceram. “Essa patrulha vai ser a redenção dos agricultores. É uma grande conquista garantida pelo Prefeito Jorge Mario e o Vereador Ademir Enfermeiro”, agradeceu Ademar Veiga, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis. “Até agora a Prefeitura tinha apenas uma máquina muito antiga. Pela primeira vez Teresópolis recebe equipamentos novos e de qualidade”, enalteceu David da Silveira Barbosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis. “Maravilhoso. A patrulha mecanizada trará grandes benefícios para os agricultores, há muitos anos sem receber a devida atenção”, concluiu Delcy Resende da Silva, presidente da Apherj (Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Rio de Janeiro).
FOTOS – crédito para Marco Esteves e Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis