Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo

Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo
Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo

Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo

Em pauta, ações conjuntas para fortalecimento do turismo

Teresópolis, 19 de março de 2021 – O secretário municipal de Turismo, Maurício Weichert, representou Teresópolis e a Instância de Governança Regional (IGR) Serra Verde Imperial em reunião nesta quinta-feira, 18/03, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado. Composta pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, a IGR é uma exigência do Ministério do Turismo e apenas as das regiões Serra Verde Imperial e da Costa do Sol estão certificadas no Estado do Rio de Janeiro.

A reunião teve como pauta a proposta da realização de evento de Natal integrado entre as cidades da Serra Verde Imperial; a sustentabilidade financeira das IGRs; a representatividade das IGRs no Conselho Estadual de Turismo; a obrigatoriedade das Operadoras Virtuais de Turismo só venderem os fornecedores com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR).

Outros assuntos foram abordados, como a proposta de o projeto piloto de fiscalização do CADASTUR ser feito pelos municípios e não mais pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio). O recapeamento e a sinalização turística de todas as rodovias estaduais, com atenção especial para a RJ-130 – a do Circuito Tere-Fri, e a implantação da tecnologia para gestão de dados, onde foi sugerida a parceria com o Serratec (Parque Tecnológico da Região Serrana), completaram a pauta.

Coordenado pelo secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o encontro teve a participação do secretário de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui, do presidente da Região Costa do Sol, Marco Navega, e integrantes da diretoria. “Estive com os representantes das IGRs da Costa do Sol e da Serra Verde Imperial conversando sobre ações para fortalecer o turismo nas regiões. O diálogo é uma importante ferramenta para conseg uirmos construir soluções para o turismo do estado do Rio”, avaliou Gustavo Tutuca.

“Agradeço a disponibilidade de agenda do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, assim como seu interesse e parceria para atender as demandas apresentadas”, concluiu Mauricio Weichert.

Fotos: Ascom Setur-RJ

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo