Teresópolis promove reunião sobre incentivo fiscais estaduais
Prefeitura de Teresópolis promove reunião sobre incentivos fiscais estaduais para expansão de empresas do município, com participação da CODIN
Objetivos são fortalecimento da economia e geração de emprego e renda
Teresópolis, 3 de setembro de 2021 – Com o objetivo de fortalecer a economia e gerar emprego e renda no município, a Prefeitura promoveu, na última quarta-feira, 2, no SESC, a reunião estratégica sobre os incentivos fiscais estaduais e ações de desenvolvimento para Teresópolis. Ação integrante do programa ‘Pra Cima Terê’, ações de recuperação econômica e geração de empregos para os teresopolitanos, o encontro com empres&aac ute;rios de diversos segmentos teve como convidados para palestrar diretores da CODIN Rio (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.
O Prefeito Vinicius Claussen agradeceu a presença dos diretores da companhia, dos representantes de entidades de classes do município e dos empresários da indústria de transformação, transporte público, agronegócios e agricultura como construção civil, transformação na área de alimentos, contabilidade, atacadistas, e varejistas, e destacou os objetivos do encontro.
“Que a gente possa alcançar ferramentas e condições para o desenvolvimento de Teresópolis. O ‘Pra Cima Terê’ é um programa com o objetivo de recuperação econômica e geração de empregos, que tem 4 eixos principais e hoje o foco o eixo ‘Invista em Terê’, com a meta de melhorar o ambiente de negócios em Teresópolis”, ressaltou o Prefeito.Vinicius enfatizou que é preciso refletir em conjunto sobre as iniciativas para melhorar o potencial e a atratividade do estado do Rio. “Nosso desafio é alinhar essa visão de criação de novos negócios e a expansão dos existentes com a realidade do município. Temos aqui representantes de vários segmentos com vontade de prosperar ainda mais, expandir os investimentos na propria cidade. Precisamos trabalhar em busca desses objetivos para que tenhamos uma Teresópolis melhor para todos”.
O Prefeito sugeriu que sejam realizadas reuniões mensais, com as primeiras pautas focadas na criação do Condomínio Agroindustrial da CODIN em Teresópolis (AGROPARQUE) e o segmento da vinicultura e a cadeia produtiva, desde a produção, embalagem, fornecimento, distribuição e o turismo que atrai. A sugest&atil de;o foi aceita e o próximo encontro será realizado no dia 20 de setembro, às 14h30. Inscrições para participar da reunião podem ser feitas no Espaço do Empreendedor (1º piso da Prefeitura).A CODIN Rio tem por objetivo desenvolver ações que possibilitem contribuir para a expansão da atividade empresarial no território fluminense, em parceria com as demais entidades governamentais e empresariais, universidades e centros tecnológicos. Rafael Lyrio, diretor de incentivos fiscais da CODIN, apresentou a Política de Incentivos Fiscais no Estado do Rio de Janeiro, em especial, no setor da indústria.
“Nós temos dentro da diretoria a Divisão de Análise e a Divisão de Verificação. A Análise é responsável pelo contato, o desenvolvimento das estratégias, qual é o melhor incentivo, documentos a serem apresentados, informações necessárias para que esse incentivo possa ser concedido etc. A Verificação está relacionada à contraprestação, que inclui a geração de emprego e renda e a arrecadação de ISS e de IPTU, entre outras questões”, mencionou Rafael Lyrio.
O Diretor de Novos Negócios da CODIN, Rafael Menezes, fez uma apresentação sobre os Projetos para Desenvolvimento Econômico no Estado do Rio de Janeiro, com linhas de financiamento por meio da AgeRio (Agência de Fomento do Rio de Janeiro).
Projetos da Gestão Municipal
Durante a reunião, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, pontuou sobre o ofício encaminhado ao presidente da Codin, Júlio César Andrade. “O documento traz um resumo sobre o programa municipal ‘Pra Cima Terê’ e solicita o auxílio da companhia no enquadramento das empresas locais nos incentivos fiscais existentes no estado, apoio na elaboração de estudo técnico de mapeamento de áreas/regiões com potencial para a instalação de uma Zona Agroindustrial em Teresópolis, o AGROPARQUE”.
Lucas Guimarães explicou que o objetivo é a atração de indústrias com baixo impacto poluidor, que gere valor agregado à produção rural do município. Os secretários municipais de Fazenda, Fabiano Latini, e de Turismo, Mauricio Weichert, também participaram da reunião. Os presidentes da ACIAT, Felipe Coelho, da CDL, Igor Edelstein, representando a Firjan, Ladmir Carvalho, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teresópolis, Rodrigo Rosa, estiveram presentes ao encontro.
Outra solicitação inserida no documento é o apoio na elaboração de um estudo técnico para o ordenamento e fortalecimento da atividade industrial de Teresópolis, em especial no bairro Meudon. Fortalecimento das atividades voltadas para a Tecnologia, APL de Cerveja, Polo Moveleiro e Confecção também estão em foco, através de um Planejamento Estratégico coletivo na cadeia produtiva.
regulamentação de incentivos fiscais para as cadeias produtivas dos setores de vinícolas e de cervejarias, com o apoio na elaboração de um estudo de ampliação da matriz agrícola de Teresópolis com a introdução da plantação de uvas para a produção de vinhos, bem como o fortalecimento da cultura do lúpulo também está incluso no ofício. Promover o apoio das empresas de Teresópolis nas ações de exportação produtos para o mercado externo está entre as iniciativas a serem implementadas com o apoio da companhia.
‘Pra Cima Terê’
O Programa ‘Pra Cima Terê’, de Recuperação Econômica e Geração de Emprego, com várias estratégias para estimular o empreendedorismo e os investimentos públicos e privados, incentivar a geração de emprego e renda, alavancar o consumo interno e a produção local e promover o destino Teresópolis.
Com ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o ‘Pra Cima Terê’ está dividido em 4 eixos estratégicos: Emprega Terê, Compre em Terê, Vem pra Terê e Invista em Terê, que engloba o Guia do Investidor.
O programa conta com a parceria do Teresópolis Convention & Visitors Bureau; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); do Sincomércio Teresópolis; da Firjan; do Sindicato Rural de Teresópolis e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.
Fotos: Bruno Nepomuceno