Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis

Até dezembro, serão realizados exames gratuitos de mamografia e Papanicolau

Teresópolis, 6 de agosto de 2021 – Foi inaugurada nesta quinta-feira (5), a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, instalada na Praça Olímpica Luís Camões, na Várzea. O veículo, que ficará em Teresópolis até dezembro, possui equipamento para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Serão atendidas gratuitamente, a partir de segunda-feira (9), as mulheres encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, das faixas etárias recomendadas para exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, e a vereadora Erika Marra, que fez a solicitação da Unidade para Teresópolis. O evento também contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Júnior; da diretora Regional do Sesc-RJ, Regina Pinho; da gerente do Sesc Teresópolis, Paula Gueiros; do gerente do Sesc Alpina, Paulo Zanotta; do presidente do Sincomércio Teresópolis, Rodney Turl, e do presidente da CDL, Igor Edelstein.

Teresópolis é o primeiro município a receber a unidade móvel após a pandemia de Covid-19. “Trazer esses serviços para Teresópolis é um feito importante na saúde preventiva. Estamos muito entusiasmados com essa ação, mais uma parceria importante da Prefeitura de Teresópolis com o Sesc”, afirmou o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.

“O Prefeito nos pediu para colocar a equipe de atenção básica do município à disposição das mulheres, para trazê-las para fazer seus exames preventivos. Pretendemos bater recorde de exames e mostrar para a população o quanto é importante a saúde preventiva”, disse o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos.

A vereadora Erika Marra, que solicitou a parceria entre o Sesc e a Prefeitura Municipal de Teresópolis, destaca a importância da ação para a saúde da mulher. “Cuidar da mulher é cuidar de toda a família, porque somos guerreiras e lutamos por nossos familiares e sociedade”, comentou.

A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença. “No Brasil, muitas mulheres morrem de câncer de colo de útero e de mama. Nenhuma mulher deveria morrer de câncer de colo de útero, porque é 100% curável quando o diagnóstico é precoce e bem-feito, e essa unidade móvel faz um diagnóstico rápido e preciso”, citou a diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.

Acesso aos serviços

O encaminhamento para os exames deve ser feito por um médico nos postos de saúde do município. Com o pedido em mãos, a paciente deve se dirigir à unidade móvel para agendamento. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

– Segundas: 10h às 20h;

– Terças: 8h às 18h;

– Quartas: 8h às 20h;

– Quintas: 8h às 18;

– Sextas: 7h às 13h;

Resultados

Com a realização dos exames de mamografias, as imagens são enviadas de forma online para o Hospital do Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, prepara o laudo e o remete à Secretaria Municipal de Saúde, que o entrega aos pacientes.

A previsão é de que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é inaugurada em Teresópolis