‘Brasilidades’ em exposição na Casa de Cultura

O painel ‘Brasilidades’, que será exposto em Nova York durante o mês de maio
O painel ‘Brasilidades’, que será exposto em Nova York durante o mês de maio

‘Brasilidades’ em exposição na Casa de Cultura

Painel de artistas teresopolitanos será exposto em Nova York ainda este ano

Teresópolis, 11 de março de 2010 – Inaugurada na última sexta-feira, 5 de março, a Exposição ‘Brasilidades’ pode ser visitada até o dia 14, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/n – Araras). Promovida pelo Núcleo de Arte Contemporânea do Instituto Integrartes, com apoio da Secretaria de Cultura, a mostra coletiva reúne trabalhos de 14 artistas plásticos de Teresópolis. Uma das obras será exposta em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), durante o mês de maio. Integram a Exposição ‘Brasilidades’ os seguintes artistas: Clélia Brito, Izadora Andrade, Nina Schermann, Vanessa Barini, Marcia Tayt-sohn, Anna Sommers, Liliane Regadas, Ruth Bilé, Rosângela Calvosa, Tetê Lacerda, Patrícia Lopes, Sônia Barros, José Antônio e Ricardo Guarilha.

A exposição montada na Casa de Cultura reúne telas e elementos aéreos com pinturas, colagens e gravuras, utilizando técnicas mistas. Além dos trabalhos individuais, a mostra inclui ainda uma obra coletiva – um painel oval, com dimensões de 1,20m x 2,60m, composto por 14 fragmentos, cada um deles uma obra isolada. Juntos, os fragmentos formam um quebra-cabeça, que representa a diversidade e, ao mesmo tempo, a unidade brasileira. Esta obra coletiva, que dá nome à exposição, é o grande destaque da mostra, pois estará, em breve, participando de outra exposição, também com o mesmo nome, em Nova York, nos Estados Unidos.

A boa notícia é resultado da associação entre o Instituto Integrartes e o Brazilian Endowment for the Arts (BEA), instituição com sede em Nova York que visa promover a cultura brasileira naquele país. O presidente da BEA, Domício Coutinho, escritor brasileiro residente nos EUA, percebeu que as duas entidades estavam afinadas em suas propostas e, a partir daí, propôs a criação de uma ponte cultural, incluindo a participação do Integrartes em duas exposições na instituição, em Nova York. O projeto ‘Brasilidades’ foi criado exclusivamente para esta exposição, que será inaugurada dia 4 de maio, no Art Hall da BEA. O trabalho despertou tanto o interesse da instituição americana que levou a curadora, Alcinda Saphira, a adotar também o título ‘Brasilidades’ para dar nome à exposição naquele país. A mostra vai incluir trabalhos diversos de artistas plásticos brasileiros, além de artistas brasileiros residentes nos Estados Unidos e filhos de brasileiros.

Enquanto maio não chega, o painel e os outros trabalhos dos 14 artistas teresopolitanos podem ser vistos na galeria da Casa de Cultura, de segunda a sábado, das 10h às 18h. Na última sexta-feira, 5, durante a inauguração, os participantes estavam mais do que entusiasmados. “Este projeto foi criado com muito carinho e é resultado de um grande trabalho de equipe. O painel mostra a heterogeneidade que marca o Brasil, ressaltando a individualidade de cada artista. Estamos vivendo um momento de muita alegria. Este é um marco para o Instituto Integrartes e também para Teresópolis”, comemorou Clélia Britto, coordenadora do Núcleo de Arte Contemporânea do Integrartes.

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, prestigiou a mostra e aprovou. “O espaço da Casa de Cultura sempre esteve aberto a todos os nossos artistas, ligados à música, à dança, ao teatro e também às artes plásticas, dentro da proposta da política cultural do Governo Jorge Mario. Neste caso, em especial, a mostra nos deixa ainda mais orgulhosos, pois esta exposição, com o selo do Instituto Integrartes, um de nossos grandes parceiros, será apresentada também fora do país, um reconhecimento ao seu valor”, avaliou o secretário.

“Como Secretaria de Cultura, temos muito orgulho em receber uma exposição do Integrartes e, como teresopolitanos, ficamos felizes em ver que a arte de Teresópolis está ultrapassando fronteiras. Todos estes artistas merecem os nossos parabéns”, enalteceu o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Representando a diretoria do Integrartes, o cantor Fernando Mello também parabenizou o grupo. “O Núcleo de Arte Contemporânea é um orgulho para o instituto e tem realizado trabalhos sempre surpreendentes. Que esta exposição seja o trampolim para muitas outras conquistas”, elogiou.

Créditos: Cláudio Furtado e Ricardo Guarilha

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretário de Cultura Wanderley Peres, Subsecretário Ronaldo Fialho e os artistas participantes
Secretário de Cultura Wanderley Peres, Subsecretário Ronaldo Fialho e os artistas participantes