Feso Pro Arte abre a Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021

Feso Pro Arte abre a Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021
Feso Pro Arte abre a Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021

Centro Cultural Feso Pro Arte abre a agenda de 2021 com concerto de Duo Santoro e exposição de Bianca Land

Desde a pandemia que assolou o mundo, em 2020, as atividades culturais Brasil afora tiveram de ser suspensas. Agora, um ano depois, o Brasil inicia o movimento de retomada cultural, e o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP) já está estruturado para fazer acontecer a agenda programada para 2021. Em março, o espaço recebe o concerto “O Compositor é vivo!”, do Duo Santoro, e a exposição “Matizes”, de Bianca Land.

Com três décadas de carreira, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro fazem, este mês, uma turnê inédita pelo Estado fluminense, percorrendo várias cidades com um nobre propósito: homenagear jovens e renomados compositores brasileiros vivos. Formado por Paulo e Ricardo Santoro, o Duo Santoro apresentará em Teresópolis, no dia 20/3, sábado, às 20h30, o concerto “O Compositor é vivo!”, que traz, entre outras composições, as estreias mundiais de obras de Francis Hime, Ernani Aguiar e Marcos Lucas.

Contemplado pelo edital “Retomada Cultural RJ” e apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc, o concerto será transmitido pelo canal do Unifeso/Centro Cultural Feso Pro Arte no YouTube, dentro da Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021 e aberto para todos os públicos, encerrando a turnê pelo Estado do Rio, depois de apresentações em Vassouras, Niterói, Rio de Janeiro e Araruama.

“Apresentaremos um pequeno panorama do que é produzido atualmente na literatura brasileira para dois violoncelos com obras que valorizam a vida e a nossa cultura”, destaca Paulo. Ricardo Santoro também ressalta a importância deste concerto, “mostrando o que há de melhor na música brasileira: compositor e intérprete brasileiros trabalhando lado a lado para levar um momento de paz e de alegria neste momento tão difícil pelo qual o mundo está passando”.

Retomada de exposições

Também no dia 20 de março, estreia no CCFP a exposição “Matizes”, de Bianca Land, que ficará em cartaz até o dia 2 de abril. A artista mudou-se para Teresópolis em 1994 e, desde então, vem dedicando-se a criar em suas telas a exuberante natureza da cidade. As obras em acrílico sobre tela podem ser visitadas de segunda a sexta, das 14h às 18h. Quem preferir também pode contemplar a mostra pelo site do Unifeso.

SERVIÇO:

Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021
Data: 20/03 – Sábado
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Feso Pro Arte
Link da transmissão ao vivo: https://youtu.be/4NETpqrZ4G8
Gratuito
Concerto livre para todos os públicos.

Exposição Matizes
Data: de 20/3 a 2/4
Horário: de segunda a sexta, das 14h às 18h
Local: Centro Cultural Feso Pro Arte – R. Gonçalo de Castro, 85 – Alto
Gratuito

Fonte: Unifeso Jornalismo