Informenotíciasserra cariocatereteresopolis

Grupo ‘Quintal do Céu’ é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis

Grupo ‘Quintal do Céu’ é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis
Grupo ‘Quintal do Céu’ é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis

Grupo ‘Quintal do Céu’ é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Teresópolis

O Prefeito Vinicius Claussen assinou nesta terça-feira, 11, a Lei Municipal Nº 4.312/2023, que declara o grupo ‘Quintal do Céu’ Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Teresópolis. A assinatura aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e contou com a presença dos integrantes do grupo Bimbinho, Maguila e Miguel, da secretária de Cultura, Cléo Jordão, da diretora da Casa, Mariana Vitória, e do vereador Paulinho Nogueira, autor do projeto de lei que propôs a homenagem ao grupo de samba e pagode.

“É com imensa alegria que assino esta lei que confere ao grupo Quintal do Céu o merecido reconhecimento do trabalho em prol da cultura em nossa cidade há mais de 40 anos. Eles fazem parte da identidade de Teresópolis. Os shows do grupo levam alegria e diversão, contando a história do samba. Parabéns aos artistas!”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.

A secretária de Cultura, Cléo Jordão, destacou: “Em nome da Secretaria de Cultura e da classe artística da cidade, agradeço ao Prefeito e ao vereador Paulinho Nogueira pela importante lei. O grupo Quintal do Céu se destaca por preservar, nesses 40 anos, e representar uma riqueza cultural para o nosso povo. O patrimônio é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura”.

Paulinho Nogueira pontuou que apresentou um projeto de lei para homenagear o grupo de samba e pagode Quintal do Céu’, que nasceu em 1986 em uma reunião de amigos da cidade de Teresópolis que faziam samba em um conhecido bar e decidiram profissionalizar o encontro musical.

“O ‘Quintal do Céu’ consolidou sua carreira ao longo dos anos, realizando diversas apresentações, com um repertório de interpretações de sambas clássicos de diversos compositores nacionais. É um grupo que já faz parte da história cultural de Teresópolis e merece ser reconhecido pela sua contribuição para a promoção da música e cultura da nossa cidade.

O vereador comentou ainda: “Acredito que essa homenagem é uma forma de valorizar e destacar a importância da cultura em nossa cidade, e como ela pode influenciar positivamente no bem-estar da população. Políticas públicas que valorizam e promovem a cultura podem trazer diversos benefícios para a sociedade, como a promoção da educação, lazer, turismo e inclusão social”.

O Grupo ‘Quintal do Céu’ é formado atualmente por Carlos Machareth Marinho (Maguila Quintal), Adalcy Serafim de Lima (Bimbinho Quintal do Céu)

Cláudio Miguel de Souza Pereira (Miguel Quintal), Manoel Lucas de Miranda (Lucas), Fábio Silva (Bombril), Leonardo Rosa (Léo Rosa) e João Fillypp Barros (Fillypp). “Uma honra pra mim, enquanto fundador, e uma conquista enorme, enquanto membro desse grupo que percorreu tantos caminhos para chegar até aqui. Nascemos e fincamos as nossas raízes em Teresópolis, nesta cidade construímos uma história e uma rede de grandes amigos e amigas. Espero que o Quintal do Céu possa continuar fortalecendo a cultura local, espalhando samba e alegria”, afirmou Maguila.

O grupo consolidou sua carreira proporcionando uma festa com um repertório de interpretações de sambas clássicos de diversos compositores nacionais como Cartola, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, D. Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola até os sambas mais requintados como Ivan Lins, Djavan, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho entre outros. O grupo já teve a honra de dividir o palco com grandes nomes da música brasileira como João Nogueira, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Noca da Portela, entre outros.

Fotos: Bruno Nepomuceno  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis